Acessibilidade
31 de Março de 2014 09:34

Professor chileno conclui especialização em Fisioterapia Dermatofuncional na UnP

Esteban Fortuny ( à direita de camisa xadrez) com equipe da Pós

Alto nível acadêmico da Pós e atividades práticas atraíram Esteban Fortuny

O professor Esteban Fortuny, da Universidad Finis Terrae (Santiago, Chile), acaba de defender a monografia conclusiva na Pós-Graduação em Fisioterapia Dermatofuncional na UnP. O trabalho consiste na apresentação de um estudo de caso envolvendo uma paciente submetida à abdominoplastia. Ao longo do estudo foram realizadas sessões de ultracavitação (técnica de eliminação de gordura em nível celular) com a finalidade de verificar as diferenças deste tipo de tratamento sobre os tecidos celulares, como parte de um protocolo de tratamento pré-operatório.

Atualmente, segundo Esteban, são escassas as publicações que relatam resultados desta técnica em tecidos humanos. No caso do trabalho de conclusão da especialização na UnP, o professor Chileno chegou aos resultados após uma farta documentação baseada em provas histológicas (estudo microbiológico dos tecidos). “Foi possível comprovar que esta tecnologia é bastante efetiva para os fins propostos e pode ser utilizada no tratamento pré-operatório”, explicou. O próximo passo é publicar os resultados em um periódico científico de peso.

Esteban Fortuny levará o programa da Pós-Graduação UnP em Fisioterapia Dermatofuncional para o Chile, replicando a didática e a parte prático-laboratorial do curso em áreas que coordena em sua universidade. Ele elogiou a estrutura oferecida pela Pós da Universidade. “Minha experiência na UnP foi ótima, principalmente pelo corpo docente de grande experiência e por contar com atividades práticas muito esclarecedoras.” Ele também elogiou a coordenação da professora doutora Patricia Froes, reconhecida hoje internacionalmente pela atuação na área da Fisioterapia Dermatofuncional.