Acessibilidade

Central do Candidato: (84) 4020-7890 / Central do Aluno: (84) 3227-1234 +

+

4 de Fevereiro de 2014 18:14

Professor de Medicina da UnP cria protótipo para prevenir doença na córnea

 

                             oftalmologista

O professor Francisco Irochima, que ensina no curso de Medicina da Universidade Potiguar, ganhou destaque em matéria publicada na McMagazine, da Editora Abril, no último dia 02. A matéria, intitulada “Oftalmologista brasileiro cria acessório e app para prevenir doença que pode causar cegueira”, destaca um feito do docente, que criou um acessório e aplicativo, que juntos, acoplados ao IPhone, podem ajudar na prevenção de uma doença que deixa a córnea em formato anormal, semelhante a de cone, chamada ceratocone. O protótipo foi batizado com o nome de Topograph Smart System.

Segundo o docente, que também é oftalmologista, a ceratocone, na sua fase mais avançada, pode provocar até cegueira. De acordo com as estatísticas mundiais, essa doença acomete 250 a cada 100 mil pessoas.

“Em formato de case — e que de certo modo lembra uma olloclip gigante, o acessório que o Dr. Irochima inventou foi o resultado de um ano de muitas pesquisas e testes, prometendo ser o método mais simples, eficaz e barato para prevenir a ceratocone. Logicamente, para que a case funcione em sua totalidade, foi lançado também um aplicativo. Juntos, eles podem detectar essa enfermidade em pacientes de qualquer idade, seja de qual localidade for”, destaca a matéria.

A matéria ressalta ainda a funcionalidade do aplicativo. “O app cria instantaneamente os mais variados tipos de mapas do olho e traz mais um detalhe: o médico pode tocar na córnea virtual criada pelo app e assim visualizar, através de sensores de calor, onde está localizada a protuberância (seja na parte inferior do globo ocular ou na parte central).”

Confira matéria completa [aqui].