Acessibilidade
24 de outubro de 2016 11:10

Professor e pesquisador do e-Labora apresenta trabalho em congresso nacional do IBRACON

professor engenharias italo vale A Universidade Potiguar teve um representante no 58º Congresso Brasileiro do Concreto, maior do país na área das Engenharias. O Professor do curso de Engenharia Civil e pesquisador do Centro de Excelência em Pesquisa Aplicada – e-Labora, Ítalo Vale, teve trabalho aceito para participar do evento, ocorrido entre 11 e 14 de outubro, em Belo Horizonte – MG. A pesquisa apresentada avalia a qualidade da água recuperada na lavagem de betoneiras em canteiros de obras.

O trabalho apresentado no congresso foi desenvolvido em conjunto com os ex-alunos John Silva, Evandro Oliveira, Hugo Diniz e Letícia Menezes, ambos do curso de Engenharia Civil da UnP. O congresso é promovido pelo Instituto Brasileiro do Concreto – IBRACON e contou com profissionais e estudantes em atividades e debates, sendo apresentados 145 trabalhos nas 18 sessões orais e mais 450 trabalhos nas 8 sessões de pôsteres do evento.

O pesquisador explica a importância e o empenho no projeto desenvolvido no Centro de Excelência em Pesquisa Aplicada da UnP e de como ele pode ajudar a cadeia produtiva e alunos de graduação. “A motivação veio da pesquisa que coordeno no e-Labora, buscando reaproveitar a água do processo de produção de concretos em canteiro de obras, através do aperfeiçoamento no tratamento do efluente gerado pela lavagem de betoneiras. A pesquisa é importante para a cadeia produtiva da construção, pois reduz o consumo de água e melhora a eficiência dos sistemas de tratamento utilizados nas construções, além de gerar estudos para TCC´s da graduação e pós-graduação, publicação em periódico nacional e uma possível patente”, explica Ítalo Vale.