Acessibilidade
26 de setembro de 2012 17:40

Professora da UnP levará pesquisa a Congresso em Lisboa

“O sujeito-consumidor sob o signo da virtualidade simbólica” é o tema da apresentação que a jornalista e professora Stella Galvão fará durante o IX Congresso da LUSOCOM (Federação Lusófona de Ciências da Comunicação), que começa nesta quinta-feira, 27, em Lisboa. O tema será apresentado no Grupo de Trabalho ‘Redes Sociais e Cultura’.

Stella, professora dos cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Marketing e da Graduação Executiva da UnP, é pesquisadora com intensa atividade em congressos. Este ano, a pesquisa por ela conduzida, que aborda o “Consumo e subjetividade na era hipermidiática”, foi apresentada em dois eventos no primeiro semestre. O XI Congresso da Associação Latino Americana de investigadores da Comunicação (ALAIC), em Montevidéu, e o XIV Congresso de Ciências da Comunicação do Nordeste (Intercom), em Recife. Outro desdobramento da pesquisa foi aprovada para apresentação durante o II Simpósio Internacional em Comunicação e Consumo, que será realizado em outubro,em São Paulo.

No resumo do trabalho que será apresentado no Congresso da LUSOCOM, a professora Stella contextualiza a abordagem que fará: “Este artigo pretende ‘capturar’ o olhar de dois filósofos de trajetória visionária no último quarto de século, Giorgio Agamben e Peter Sloterdijk, acerca da demanda por consumo nestes tempos híbridos. As ideias por eles geradas dialogam com visões sobre o tema encampadas por três outros pensadores contemporâneos: Baudrillard, Bauman e Lipovetsky. Nesta abordagem ensaística, o consumo reflete o desejo imperioso do prazer e de satisfação de carências alimentadas por uma época de compressão das subjetividades.”