Acessibilidade

Central do Candidato: (84) 4020-7890 / Central do Aluno: (84) 3227-1234 +

+

14 de Maio de 2012 15:43

Professora da UnP participará de congresso na UNESP hoje e amanhã

A Profa. Mari Sugai foi convidada a participar do “Congresso Comemorativo dos 20 anos do Curso de Japonês da UNESP (Assis)”, cujo tema será Imigração e identidade, que ocorrerá nos próximos dias 24 e 25. Será uma mesa com a diretora Tizuka Yamasaki (serão exibidos trechos do filmeGaijin), e o prof. Antonio Roberto Esteves (UNESP Assis). Discutiremos a imigração japonesa no Brasil e a redescoberta do Japão pelos descendentes.

O Congresso, como evento acadêmico e cultural, celebra os vinte anos do Curso de Japonês da UNESP Assis, que visa à formação de professores em processo de construção de uma identidade profissional na perspectiva do diálogo cultural contínuo. Serão homenageados os colaboradores e fundadores, membros da comunidade e professores que por aqui passaram, em especial a pioneira Profa. Eliza Atsuko Tashiro Perez.

As mesas-redondas do Congresso terão por finalidade debater as causas políticas, econômicas e sociais, assim como as consequências do movimento migratório do Japão para o Brasil, realizando-se uma reflexão sobre a importância da cultura japonesa na formação da sociedade brasileira.

As palestras serão realizadas pelos convidados: Profs. Masato Ninomiya (USP), Sonia Regina Longhi Ninomiya (UFRJ) e Pesquisadora Marta Matsue Yamamoto Otenio (UNESP Assis) tratarão das questões históricas, jurídicas e linguísticas decorrentes dos fluxos migratórios entre Brasil e Japão; o Prof. Ronan Alves Pereira (UnB) enfocará aspectos da religião dos imigrantes no Brasil, a Profa. Leila Marrach Basto de Albuquerque (UNESP Rio Claro) abordará a influência das religiões entre os brasileiros; a Profa. Sonia Maria Bibe Luyten (Unibr) trabalhará o tema Japan Pop (anime e manga), que na atualidade é umas das maiores motivações da procura do Curso de Japonês da UNESP Assis pelos jovens; a cineasta Tizuka Yamasaki (RJ), os Profs. Mari Sugai (UnP) e Antonio Roberto Esteves (UNESP Assis) discutirão a imigração japonesa no Brasil e seus efeitos sobre a língua e a cultura. Os Profs. Alice Lumi Satomi (UFPB) e Koichi Mori (Centro de Estudos Japoneses da USP) debaterão questões sobre especificidade cultural, sendo que a Profa. Satomi apresentará performance em koto (harpa japonesa) de música okinawana.

As comunicações pelos alunos de graduação, com ou sem iniciação científica, de pós-graduação e docentes dos Centros de Línguas da rede estadual (CEL), das escolas particulares, de associações nipo-brasileiras mostrarão projetos e pesquisas em andamento em língua, literatura e cultura japonesa. Alunos da UNESP Assis oferecerão oficinas de origami (dobraduras em papel); shodô (caligrafia); apresentarão performance teatral a partir de textos da literatura japonesa e o Grupo Iki Wadaiko abrilhantará a cerimônia de abertura e encerramento do Congresso com apresentação de taiko (tambores japoneses).

Também os docentes do Curso de Japonês da UNESP Assis realizarão depoimentos e reflexões sobre o ensino da língua e da literatura japonesa e identidade do profissional de língua estrangeira, expressando a proposta de inter-relacionamento cultural, linguístico e literário com outras linguagens estéticas, como, por exemplo, a cinematográfica e a musical para o cultivo de uma visão de mundo ampla e mais sensível.

Acreditamos que o Congresso será de suma importância para o desenvolvimento dos Estudos Japoneses e incentivo para o fortalecimento do Curso de Japonês, atuando também como meio eficaz de divulgação das pesquisas realizadas pelos participantes em nível nacional.