Acessibilidade

Central do Candidato: (84) 4020-7890 / Central do Aluno: (84) 3227-1234 +

+

3 de junho de 2016 19:13

Professora do Mestrado Profissional em Engenharia de Petróleo Gás publica artigos em periódicos internacionais

A professora Ana Catarina Fernandes Coriolano, da Escola de Engenharias e Exatas da Universidade Potiguar, comemora a publicação de artigos em periódicos internacionais, resultados de pesquisas realizadas em parcerias com a UFRN, UFERSA e o e-Labora da UnP. “As pesquisas contam com a participação de alunos de Graduação e Mestrado dos cursos de Engenharia de Petróleo e Gás da UnP, e de Professores de outras instituições de ensino superior, demonstrando a efetividade da pesquisa que se propaga e vários níveis acadêmicos e institucionais.”

O trabalho intitulado, Kinetic Study nn Decomposition of the Residue Obtained From Distillation of Gasoline Mixed With Ethanol For Flex-Fuel Technology In Brazil, tem como autores, Ana Catarina F. Coriolano; Maria Tânia B. Inagaki; Regina C. O. B. Delgado; Camila G. D. Peixoto & Antonio S. Araujo. Está publicado no periódico, BRAZILIAN JOURNAL OF PETROLEUM AND GAS | v. 9 n. 3 | p. 107-114 | 2015 | ISSN 1982-0593. Este trabalho é um estudo cinético da degradação do resíduo final obtido da destilação de gasolina misturada com etanol hidratado. As análises provaram uma estabilidade no combustível se comparado com aqueles com uma utilização excessiva de solventes oxigenados para a gasolina. Para maiores informações, acessar aqui.

O Segundo trabalho, intitulado Catalytic Processing of Atmospheric Residue of Petroleum Over Alsba-15 Nanomaterials With Different Acidity, tem como autores, Ana Catarina F. Coriolano; Gabriel F. S. Barbosa; Cleyton K. D. Alberto ; Regina C. O. B. Delgado Kesia K. V. Castro & Antonio S. Araujo. O trabalho de Pesquisa foi publicado no periódico científico, PETROLEUM SCIENCE AND TECHNOLOGY. O artigo apresenta um material sintetizado pelos autores para aproveitamento de resíduos na indústria petrolífera, demonstrando uma preocupação com o meio ambiente e com aproveitamento econômico do petróleo. Ao longo dos testes catalíticos e de todas as análises, a pesquisa indicou que o material nanoestruturado é um material promissor para o tratamento de resíduos de petróleo, a fim de obter produtos líquidos na fase, gasolina e diesel, dando maior aproveitamento aos derivados do petróleo. Para acessar mais detalhes sobre o artigo, clique aqui.

A Professora Ana Catarina Coriolano também ressalta a importância do e-Labora. “Iniciamos um projeto de pesquisa este ano, o qual está inserido no Centro de Pesquisa e-Labora e tem como parceiro colaborador o Professor Antonio Araujo, da UFRN, e já tivemos resultados importantes, inclusive, com a publicação internacional.”