Acessibilidade

Central de Atendimento: (84) 4020-7890

23 de Março de 2015 19:15

Professora do Mestrado em Petróleo e Gás publica em revista prestigiada na área

Um artigo co-assinado pela professora da UnP, Ana Catarina Fernandes Coriolano, coordenadora do Mestrado Profissional em Engenharia do Petróleo e Gás, e uma de suas orientandas, Rafaely A. F. Bandeira, foi publicado neste mês de fevereiro pela revista Journal of Thermal Analysis and Calorimetry uma das mais prestigiadas do setor e detentora do conceito máximo de qualidade, A1, atribuído pela Capes, órgão do Ministério da Educação. Outros três, sendo dois professores e uma doutora pela UFRN, assinam como co-autores.

O artigo intitulado “Kinetic study of thermal and catalytic pyrolisis of Brazilian heavy crude oil over Al-MCM-41 material” propõe um método efetivo para reutilizar resíduos gerados na indústria do petróleo.  Como explica a professora Ana Catarina Coriolano, coordenadora do Mestrado em Engenharia do Petróleo e Gás e primeira autora do texto, com essa finalidade foram desenvolvidos catalisadores ácidos que mostraram ação efetiva no reaproveitamento residual da borra de petróleo que seria descartada.

Como explica a professora Ana Catarina, “catalisadores químicos, como o desenvolvido por nós, aceleram reações e selecionam as melhores frações de óleo diesel e gasolina ainda presentes no material que seria descartado, com risco de danos ambientais graves”. O reaproveitamento das frações de combustível também tem impacto econômico, como ressalta a professora, especialmente em bacias petrolíferas como a do litoral potiguar, que dá sinais de esgotamento e produz um volume expressivo de petróleo bruto pesado.

** Por Stella Galvão, gestora de comunicação da Escola de Engenharias e Ciências Exatas.