Acessibilidade
7 de outubro de 2014 14:14

Professora participa de congresso sobre Comunicação e Consumo

O universo de consumo de uma ‘tribo urbana’ marcante na capital potiguar será apresentado pela professora Stella Galvão, da Escola de Comunicação e Artes, durante o 4º Congresso Internacional em Comunicação e Consumo, realizado pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), em São Paulo, a partir desta quarta-feira (8). O tema deste ano é “O que é o consumo”, presente na conferência de três especialistas estrangeiros: Mehita Igani, (University of the Witswatersrand, África do Sul), Tomas Ariztia (Universidad Diego Portales, Chile) e Rosario Radakovich (Universidad de la Republica, Uruguai).

O tema do trabalho acadêmico a ser apresentado pela professora Stella é “Pinta natalense: vínculos identitários e diferenciação pela via do consumo”. Os estudos em torno do consumo como prática que produz o reforço da identidade de grupos ou comunidades tem sido uma constante na contemporaneidade. Um exemplo que pode ser visto na cidade de Natal (RN) é um personagem urbano que incorpora a si uma ampla gama de símbolos e marcos visuais, gestuais e linguísticos que lhe conferem identidade própria, o chamado ‘pinta natalense’.

Neste universo, observa-se a construção simbólica que é representativa de fatias da população jovem estigmatizada social e culturalmente nas periferias da capital potiguar. O objeto de análise do artigo, explica Stella, “é o caráter de distinção e representação social, concentrado nos hábitos de consumo desses jovens”. O peso de tais escolhas consolida, portanto, os elementos que identificam e demarcam a existência das tribos urbanas, conforme proposto pelo sociólogo francês Michel Maffesoli.