Acessibilidade

Central de Atendimento: (84) 4020-7890

15 de Maio de 2014 10:18

Professora participa de evento internacional sobre obra foucaultiana

‘O caráter simbólico das relações de poder na perspectiva de Bourdieu e Foucault’ é o tema da comunicação que a professora Stella Galvão, da Escola de Comunicação e Artes, fará durante o 1º Encontro Internacional de Estudos Foucaultianos, nesta quinta-feira (15), na Universidade Federal da Paraíba (UFPB). O tema do evento é governabilidade e segurança, abordado por convidados de vários países.

O artigo reúne aspectos do corpus teórico dos filósofos franceses Pierre Bourdieu e Michel Foucault acerca das relações de poder em sociedade. Bourdieu defende a existência do poder simbólico, por meio do qual as classes (ou campos) dominantes são beneficiárias de um capital simbólico, reproduzido por meio de instituições e práticas sociais que lhes faculta o exercício do poder e reproduzem a ordem social dominante.

Na perspectiva foucaultiana, como explica a professora, o poder é concebido como um conjunto de práticas sociais e discursos construídos historicamente que disciplinam o corpo e a mente de indivíduos e grupos. Inexistem, com base nesta visão, relações sociais que não estejam impregnadas pela busca de um processo de dominação. Segundo Foucault, viver em sociedade é, portanto, viver de modo que seja possível a alguns agirem sobre outros.

Intercom Nordeste

Seguindo com as comunicações acadêmicas, Stella levará seu artigo “Sou curtido, logo existo: Vivendo sob a pressão do ‘curtir’”, para o XVI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste (Intercom NE) no sábado (17), em João Pessoa. Discorrerá sobre uma prática que se tornou parte indissociável das relações virtuais da atualidade. No lugar de palavras, gestual e expressões de concordância com o interlocutor, a era digital transformou ‘uma tecla, uma curtida’ em uma forma de interação não apenas desejada, mas inapelavelmente perseguida.

Na cultura digital, marcada pelo acúmulo de horas em intensa coexistência com outros internautas, a manifestação mais frequente de aplauso, apoio e alinhamento no plano das ideias e opiniões passou a ser incorporado pelo botão ‘Curtir’, que reina como objeto de desejo na rede social digital Facebook. “Curtir virou sinônimo de sintonia, amizade, adesão, e também da inevitável popularidade daquele que emite o post muitas vezes curtido”, afirma Stella, que é gestora de comunicação do Centro de Excelência em Pesquisa Aplicada da UnP (e-Labora).

 Seminário

Ainda na quarta-feira (14), Stella expôs o ‘Plano de Comunicação e Marketing Institucional em Taboleiro Grande’ durante o XIX Seminário de Pesquisa do Centro de Ciências Aplicadas/UFRN, em conjunto com a orientanda e ex-aluna Núbia Batalha Diógenes, da Pós-Graduação em Assessoria de Comunicação da UnP.

O plano foi desenvolvido por Núbia no início de 2013, como trabalho final para obtenção do diploma especialista na área. É baseado em um amplo levantamento bibliográfico de teorias da Comunicação e do Marketing, complementado por pesquisa de campo realizada junto a funcionários e fornecedores da Prefeitura de Taboleiro Grande, município localizado no extremo oeste do Estado.