Acessibilidade

Central de Atendimento: (84) 4020-7890

26 de setembro de 2011 14:55

Professora tem trabalho aprovado em Seminário Internacional de Comunicação

“Uma cultura digital, móvel e afirmadora da subjetividade” é o título do trabalho acadêmico da professora Stella Galvão, dos cursos de Cinema, Jornalismo e Publicidade e Propaganda, aprovado para apresentação no XI Seminário Internacional da Comunicação, entre os dias 16 e 18 de novembro, na Pontíficia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). A proposta foi selecionada pelo Grupo de Trabalho Tecnologias do Imaginário e Cibercultura do evento, sob a coordenação do Prof. Dr. Eduardo Pellanda, da PUCRS.

Sob o tema “Mídias Locativas e Transmídia: De que meios estamos falando?”, o Seminário que ocorre a cada dois anos, este ano homenageará o canadense Marshall McLuhan (1911-1980), que propôs conceitos até hoje debatidos como os da “aldeia global e “o meio é a mensagem”. Entre os conferencistas, nomes de peso como Eric McLuhan, diretor de Estudos de Mídia no Instituto Harris for the Arts (Toronto, Canadá), Federico Casalegno (Massachusetts Institute of Technology – MIT, Cambridge, EUA), Jean-Bruno Renard (Universidade Paul-Valéry – Montpellier III, França), entre outros.

No resumo do trabalho, a professora Stella contextualiza a abordagem que fará: “As práticas ligadas às tecnologias da cibercultura têm configurado a cultura contemporânea como uma cultura da mobilidade. As últimas décadas do século XX e seu formidável aparato tecnológico abalaram uma das mais impactantes condicionantes da ação do homem – o espaço. As novas tecnologias não são simples ferramentas a serem aplicadas, mas processos a serem desenvolvidos. Usuários e criadores podem tornar-se a mesma coisa. Neste processo, usuários podem assumir o controle da tecnologia, redefinindo e reformulando processos enquanto exercitam um modelo de subjetividade digitalmente conformada”.

UnP oferece pós-graduação em ‘Mídias Sociais e Gestão da Comunicação Digital‘

Os interessados já podem realizar a matrícula. Segundo a coordenadora da Pós, jornalista e professora Stella Galvão, o especialista em Mídias Sociais e Gestão da Comunicação Digital será um profissional apto a desenvolver projetos comunicacionais para as mídias digitais nos vários segmentos da atividade empresarial e institucional. Poderá propor estratégias de comunicação neste segmento e planejar ações para diferentes demandas do mercado e das organizações.

Como afirma a coordenadora do curso, “as redes e mídias sociais mudaram a maneira das pessoas se comunicarem e já revolucionaram até mesmo a forma de comunicação entre empresa e consumidor. Vivemos em uma sociedade transparente que expõe pessoas físicas e jurídicas de um modo antes impensável”. Stella, que é pesquisadora da comunicação e cultura digitais, destaca que as novas mídias e a cibercultura têm configurado a comunicação contemporânea como um terreno em contínua mutação e interatividade.

As aulas serão ministradas aos sábados e, excepcionalmente, durante todo um final de semana nas quatro disciplinas ministradas por especialistas de outros Estados. O investimento será de 20 parcelas de R$ 370,00, sendo a primeira no ato da matrícula e as demais com vencimento no dia 05 de cada mês subsequente. Ex-alunos da UnP têm desconto de 30%.