Acessibilidade

Central do Candidato: (84) 4020-7890 / Central do Aluno: (84) 3227-1234 +

+

18 de julho de 2014 14:32

Artigo científico do Mestrado Profissional em Administração é premiado em evento nacional

As professoras Aurineide Filgueira de Andrade, Fernanda Fernandes Gurgel e Lydia Maria Pinto Brito foram premiadas no VIII Encontro Nacional de Pesquisadores em Gestão Social – ENAPEGS por seu artigo científico intitulado “Sustentabilidade e Dimensões: Estudo do Evento Chuva de Bala no País de Mossoró”. O trabalho foi selecionado como um dos dez melhores e ficou com o primeiro lugar na área temática “Sustentabilidade, Mercado e Sociedade”. O evento ocorreu entre os dias 28 e 30 de abril, na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, em Cachoeira.

O trabalho, desenvolvido entre julho de 2012 e maio de 2013, discorreu sobre um estudo enfatizando o Desenvolvimento Sustentável na percepção dos atores sociais que fazem parte do “Chuva de Bala no País de Mossoró”, um evento cultural da cidade que ocorre durante o mês de junho e encena, desde 2002, a resistência mossoroense ao Bando de Lampião.

Uma das coautoras, a professora Aurineide Filgueira de Andrade crê que o artigo possa ter grande utilidade para a comunidade mossoroense. “A expectativa gerada após o estudo é que o desenvolvimento local da cidade de Mossoró passe a ser visto, cada vez mais, como uma estratégia que facilita a conquista da sustentabilidade, levando à construção de comunidades humanas sustentáveis. Vale salientar que o conceito de desenvolvimento local implica na lógica da sustentabilidade, não basta ascender economicamente, é preciso aumentar os graus de acesso das pessoas, não só, ao rendimento, mas também, à riqueza, ao conhecimento e ao poder ou à capacidade de influir nas decisões públicas”, finaliza.