Acessibilidade

Central de Atendimento: (84) 4020-7890

4 de outubro de 2013 16:15

Professoras participam de Congresso Internacional na ESPM

O Congresso Internacional em Comunicação e Consumo 2013, realizado pela Escola Superior de Propaganda e Marketing, em São Paulo, contará este ano com três artigos defendidos por professoras da UnP. O tema deste ano é Memória, comunicação e consumo: vestígios e prospecções, que estará no centro dos debates nos dias 10 e 11 de outubro, com a presença de três especialistas estrangeiros: Maria do Rosário Pestana, da Universidade de Aveiro (Portugal), José Manoel Valenzuela (COLEF-México) e Thomas Tufte, da Roskilde University (Dinamarca).

A apresentação dos trabalhos contará com pesquisadores da comunicação e áreas afins. “O funk chega à classe A de carona no Mercedez-Benz” é o tema do artigo aprovado para apresentação pela professora Stella Galvão, do curso de Publicidade e Propaganda. Mostra a repercussão do comercial, sob o prisma dos estudos de recepção, do novo modelo do Classe A da Mercedez Benz, veiculado em abril/2014, na mídia televisiva e no canal de vídeos Youtube.  O filme publicitário inovou, considerando-se uma marca de veículo cuja publicidade é caracterizada pelo ideário da diferenciação social, com o carro evoluindo ao som estridente de um funk de grande sucesso no último verão. “O comercial trouxe para o âmbito do consumo um gênero musical com forte apelo junto aos jovens e em contínua expansão pelo país”, destaca Stella.

“Um estudo teórico sobre Cultura Organizacional: perspectivas em meio à convergência e a pluralidade nas empresas” é o tema do artigo que será apresentado pelas professoras Ana Neri Justino, Carolina Montenegro e Isabella Mendonça, da Escola de Gestão e Hospitalidade. Elas abordarão o tema a partir das origens do termo cultura. “Investigar a cultura de uma organização passa pela necessidade de mensurar quais aspectos podem ser considerados na formulação do perfil da mesma”, pontuam as autoras. O sucesso dos projetos na esfera organizacional, por exemplo, está condicionado à adesão dos funcionários, uma mostra do quanto a cultura organizacional se vincula a questões à convergência e a pluralidade nas empresas.

O tema da professora Laís Barreto, também da Escola de Gestão e Hospitalidade, é “Mídia, literatura e memória: Correio feminino e as novas orientações para práticas de consumo”. Trata-se de uma leitura da obra da escritora Clarice Lispector no contexto da modernidade brasileira, revelando a mulher que opta pelo labor intelectual, pela especulação jornalística e pelo ato de escrever. A pesquisa compreende a análise dos textos e as relações geradoras da abertura para a mudança do discurso da mulher a partir da década de 1950, mostrando uma fala tendenciosa em prol das práticas de consumo.