Acessibilidade

Central do Candidato: (84) 4020-7890 / Central do Aluno: (84) 3227-1234 +

+

17 de janeiro de 2019 14:49

Professores do PPGB UnP recebem Bolsa de Produtividade do CNPq

Bolsas têm como intuito, valorizar o trabalho de pesquisadores que possuam produção científica, tecnológica e de inovação

Consolidando de forma diferenciada a base científica e tecnológica do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia da UnP (PPGB), os Professores Doutores Fausto Pierdoná Guzen e Maria Aparecida Medeiros Maciel tiveram seus projetos selecionados para Bolsa de Produtividade em Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

As bolsas do CNPq têm como intuito, valorizar o trabalho de pesquisadores que possuam produção científica, tecnológica e de inovação, incentivando o aumento da produção em diversas áreas de conhecimento. Desta forma, cientistas que têm um grande volume de produção e artigos que gerem contribuições significativas na área científica conseguem ser selecionados para impulsionar suas investigações.

PESQUISAS

Abordando o “Estudo multidisciplinar de produtos naturais envolvendo fitoquímica, síntese orgânica, química de interfaces e biotecnologia com avaliações farmacológicas in vivo e in vitro”, a Profa. Maria Aparecida comenta que o desenvolvimento desses formulados bionanotecnológicos estudados trarão resultados significativos para a saúde pública.  “A Organização Mundial de Saúde (OMS) reconhece e recomenda o uso dos fitoterápicos no tratamento, prevenção e diagnóstico de várias patologias, entendendo os reais benefícios oferecidos a sociedade”, explica a Professora.

Com foco em recuperar o tecido cerebral danificado após trauma, o Prof. Fausto tem desenvolvido o “Estudo in vitro do comportamento regenerativo das células do tecido nervoso do encéfalo de humanos traumatizados após tratamento com Astragalosídeo IV”, que permite o cultivo e o desenvolvimento celular com a possibilidade de implantação dessas células na área cerebral danificada.

Para seleção dos projetos, foram avaliados alguns critérios como o mérito científico do pesquisador, originalidade e relevância do projeto para o desenvolvimento científico e tecnológico do país, considerando-se, também, o impacto científico, a aplicabilidade da pesquisa e o caráter inovador, entre outros quesitos.