Acessibilidade

Central do Candidato: (84) 4020-7890 / Central do Aluno: (84) 3227-1234 +

+

23 de Abril de 2015 14:52

Professores do Mestrado de Petróleo e Gás destacam-se em Encontro de estudos sobre Argilas Aplicadas

Três artigos científicos que propõem metodologias de depuração do resíduo de petróleo e biodiesel foram apresentados por professores, alunos do Mestrado Profissional em Engenharia de Petróleo e Gás e alunos da Graduação da UnP, em parceria com pesquisadores da UFRN e do CTGAS-ER, durante o 1º Encontro em Argilas Aplicadas, ocorrido na segunda quinzena de março em Natal. O evento contou com representantes de universidades brasileiras e espanholas e teve o objetivo de difundir conhecimentos sobre a preparação e aplicação de argilas, além de estimular a inovação na área e a cooperação entre grupos de pesquisa.

No artigo “Pirólise catalítica de RAT (Resíduo Atmosférico de Petróleo) utilizando argilas pilarizadas impregnadas com lantânio”, a professora Ana Catarina Coriolano da UnP, outros três alunos da UnP, Claudio Medeiros (mestrando em Petróleo e Gás), Gabriel Barbosa e Iasmim Silva (graduandos em Engenharia de Petróleo e Gás) e mais dois professores da UFRN, abordam a utilização de catalisadores para o beneficiamento dos produtos gerados na cadeia petrolífera. No experimento, foram sintetizados catalisadores baseados em argilas pilarizadas contendo lantânio cujo objetivo final é degradar moléculas de alto peso molecular, convertendo-as em frações mais leves e reutilizáveis na produção de querosene, diesel, gasolina e gases leves, entre outros utilizados na indústria petroquímica.

Um segundo artigo, selecionado no evento para publicação em revista científica internacional, sob o título “Application of hydrotalcite for transesterification of sunflower oil for biodiesel” também para propor a reutilização de material residual, foi produzido pela professora Ana Catarina Coriolano, outros três alunos da UnP, Andreza Miranda e Allyne Lima (graduandas em Petróleo e Gás), Renkel A. Araujo (Mestrando em Petróleo e Gás) e mais dois professores da UFRN e UFERSA, com forte potencial para o aproveitamento sustentável de resíduos de petróleo que normalmente são encaminhados ao descarte, com grande risco ao meio ambiente.

O terceiro artigo, “Aplicação da vermiculita como suporte para o oxihidróxido de Nióbio”, fui produzido pelo professor Glauber Fernandes em parceria com professores da UFRN e pesquisadores do CTGAS-ER. “A participação de uma equipe multidisciplinar em evento importante com presença de pesquisadores nacionais e internacionais, onde a UnP está presente com seus professores, alunos de graduação e de mestrado, demonstra o empenho da equipe em fortalecer a colaboração e alavancar as pesquisas na área”, ressalta a coordenadora do Mestrado Profissional em Petróleo e Gás da UnP, professora Ana Catarina.