Acessibilidade

Central de Atendimento: (84) 4020-7890

4 de Janeiro de 2016 15:05

Profissão do presente que trabalha de olho no futuro: conheça a Engenharia Ambiental e Sanitária

Meio ambiente e a área de Exatas parecem não ter uma relação direta, mas uma profissão que cresce no mercado de trabalho mostra que esses dois universos podem ser somados. Engenharia Ambiental e Sanitária é uma das carreiras queridinhas do momento, afinal, cada vez mais as empresas e órgãos públicos buscam o desenvolvimento da sociedade em concordância com a preocupação com a ecologia.

O Engenheiro Ambiental atua buscando soluções ecologicamente adequadas para problemas como a poluição dos rios causada pela falta de saneamento de uma região, ou como o descarte adequado do lixo industrial e urbano. É o profissional dessa área que analisa essas e outras questões ambientais e sanitárias, elabora planos de ação e acompanha a execução das soluções.

Quando o assunto é a colocação desse profissional no mercado de trabalho, de acordo com o Blog da Engenharia, “o setor público é uma das principais portas de entrada, e com programas de governo voltados à erradicação do descarte inapropriado de resíduos, o trabalho de um engenheiro dessa área é fundamental”. Além disso, o setor privado e a consultoria para ONGs também são possibilidades destacadas pelo Portal G1.

Química, física, geologia e biologia são algumas das matérias que o aluno estuda durante os cinco anos de Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária. Na UnP, essas e outras disciplinas são reforçadas através de uma metodologia atual, com práticas em laboratórios e em projetos de extensão universitária. O estudante ainda conta com o e-Labora, um Centro de Excelência em Pesquisa Aplicada, que atua como uma organização dentro da Universidade, integrando a academia à sociedade por meio do desenvolvimento de projetos de pesquisa entre os alunos e pesquisadores.