Acessibilidade

Central do Candidato: (84) 4020-7890 / Central do Aluno: (84) 3227-1234 +

+

6 de junho de 2019 14:45

Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia é destaque no I Simbiot

O Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia da UnP (PPGB-UnP) foi destaque durante o I Simbiot, simpósio da área promovido pela UFRN, nos dias 24 e 25 de maio. Além de ser uma das instituições patrocinadoras, a Universidade Potiguar foi representada por professores como palestrantes, contou com trabalhos de alunos apresentados, sendo um deles premiado na categoria de Melhor Pesquisa na forma de pôster.

O aluno do Curso de Odontologia e de Iniciação Científica (IC), Everardo de Lucena, foi o vencedor com o trabalho “Óleo de copaíba formulado em sistemas nanocarreadores DDS disponibilizado para uso odontológico” o trabalho foi desenvolvido sobre a orientação da Profa. Dra. Maria Aparecida Maciel. A docente também foi uma das palestrantes juntamente com o Prof. Dr. Francisco Irochima.

O TCC da ex-aluna do Curso de Ciências Biológicas, Ana Kelia Queiroz, com o título “Análise das propriedades fitoquímicas do açafrão da Índia (Curuma longa L.) no ensaio de citotoxicidade no modelo experimental Allium Cepa”, foi escolhido para apresentação oral. Esse projeto foi desenvolvido sob a orientação de duas professores da graduação UnP: Andrea L. de Oliveira e Cypriano Galvão de Trindade.

Extensivamente, o PPGB-UnP teve o total de seis trabalhos apresentados. A Profa. Ma. em Genética e Biologia Molecular da UnP, Andrea Lima de Oliveira, esteve à frente da organização do evento que se objetivou em debates técnico-científicos multidisciplinares com profissionais renomados, através de palestras com foco na transmissão de conhecimentos e experiências para promover a melhoria dos processos de formação acadêmica voltada para pesquisa, inovação e empreendedorismo.

Confira abaixo os títulos dos outros trabalhos que foram apresentados e os autores:

  • Desenvolvimento de formulação do tipo DDS compreendendo sistema coloidal de liberação controlada de fármaco desenvolvido a base de Croton cajucara Benth para aplicação hipoglicemiante”, dos alunos Francisco Lopes da Silva do PPGB-UnP, Natália Pignataro e Vanessa de lima que são IC e do Curso de Enfermagem.
  • “Potencial terapêutico de Cocos nucifera L. com destaque específico para a fitoterapia odontológica”, produzido pelos alunos do PPGB-UnP, Alana Ghiotto, Everardo de Lucena Neto e Joherbson Deivid dos Santos Pereira.
  • “Enhancement of Phyllanthus amarus Schum. & Thonn. biotechnological studies applied to its biomedical applications”, da aluna PPGB-UnP, Sthephanye Maurício Revoredo.
  • “Avaliação in silico do potencial mutagênico de compostos isolados de Croton cajucara” – trabalho do grupo de pesquisa da Profa. Dra. Maria Beatriz Mesquita Cansação Felipe.