Acessibilidade
5 de julho de 2018 11:07

Programa Mentoring encerra seu primeiro ciclo de 2018

Dezesseis alunos, de 13 áreas diferentes, participaram do projeto durante o semestre

Alunos e mentores participantes do Programa Mentoring no primeiro semestre de 2018 encerraram mais um ciclo de trocas de experiências e aprendizado no dia 28 de junho. Durante o semestre, 16 estudantes foram beneficiados com o projeto que, desta vez, contou com 17 mentores de 13 áreas diferentes. Durante a cerimônia de encerramento, os participantes receberam certificados e trouxeram seus depoimentos sobre a atividade.

O Mentoring consiste em uma atividade de mentoria promovida pelo Global Office, setor de Empregabilidade e Internacionalidade da UnP. Ao longo do semestre, universitários participam de, no mínimo quatro sessões, com profissionais graduados em sua área que atuam como mentores: tratam de temas relevantes para cada estágio de formação do aluno. Os encontros têm por objetivo ajudar os mentorados a ganharem conhecimento, terem segurança emocional e adaptarem-se ao ambiente em que irão trabalhar no futuro.

Em 2018.1, o programa contou com alunos e mentores dos cursos de: Administração, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Enfermagem, Engenharia Civil, Fisioterapia, Jornalismo, Marketing, Medicina Veterinária, Psicologia, Publicidade e Propaganda, Relações Internacionais e do Mestrado de Engenharias.

No total, foram 60 encontros que abordaram diversos assuntos como uso da ferramenta Canvas para construção da gestão de carreira, visitas de intervenção em escolas para conhece processos de Psicopedagogia, gestão de conhecimento, brainstorming, plano de carreira e planejamento estratégico. Além disso, mentores aplicaram testes de personalidade, autoconhecimento, gestão do tempo, design de portfólio profissional e fundamentação técnica do Simples Nacional, dicas para entrevistas, e poder de resiliência e empatia.

DEPOIMENTOS
A psicóloga Rafaela de Medeiros Dantas foi uma das mentoras participantes e contou, com emoção, das suas descobertas e trocas de aprendizados com os alunos participantes do Mentoring. “Quando fui convidada para participar do projeto, sabia que tinha um grande desafio pela frente que seria auxiliar na construção da carreira de dois jovens do último ano de Psicologia. Mas o programa, superou todas as minhas expectativas. Eu tinha não apenas dois alunos comigo, mas dois profissionais com um caráter indiscutível, foco, objetividade e expectativas já bem estabelecidas. Eu construí com eles uma relação de parceria e companheirismo”.

O sentimento é recíproco, nas palavras da aluna Thaynná Sandy Souza Lima, aluna da 8ª série de Psicologia e mentorada de Rafaela. “Ela (Rafaela) é uma profissional incrível que inspira inovação a cada passo que ela dá. O processo de nossa mentoria foi muito dinâmico e ativo. Eu sou muito grata pelas oportunidades de crescimento que ela me proporcionou. Pudemos fazer uma planejamento e desenvolvimento de carreira e também já colocá-lo em prática”, conta.

Fotos: Alex Fernandes