Acessibilidade
20 de dezembro de 2011 12:06

Programa Pré-Consultores Sebrae premia melhores trabalhos da edição 2011.2

A Escola de Gestão e Negócios da UnP realizou no último dia 16 de dezembro a cerimônia de premiação do Pré-Consultores Sebrae, celebrando o trabalho dos discentes envolvidos no programa durante este semestre. Nesta edição os alunos realizaram consultorias junto à micro e pequenas empresas do bairro do Alecrim, oferecendo conhecimento acadêmico gratuito a estes empresários.

A parceria entre o Sebrae-RN e a Universidade Potiguar foi idealizada e formalizada este ano, gerando bons frutos para estudantes, que podem exercitar seus conhecimentos, e para os empreendedores atendidos pelo projeto, que podem encontrar novas formas para poder  melhorar o desempenho de seus negócios.

“O projeto vem para consolidar esta formação acadêmica. Através dele o discente pode relacionar as atividades teóricas com as atividades práticas da disciplina e dessa forma ele vem a desenvolver uma vivência profissional, que sem dúvida nenhuma é de suma importância para a formação dele”, explica o Professor André Pessoa, coordenador do Pré-Consultores.

Segundo o Professor Raniere Pimenta a resposta dos alunos tem sido muito positiva em todas as edições do programa, uma vez que estes podem experimentar a realidade de seu mercado de trabalho.  “Aqui o aluno pode dizer: ‘hoje eu sei o que é ser um administrador. Por que eu sei o que é tomar decisões numa empresa real, a minha decisão impacta diretamente na empresa e a responsabilidade é muito grande’ e isso tem sido muito bom”, afirmou Pimenta.

As vantagens também se apresentam do lado das empresas, que não conseguem resolver certas demandas em virtude da falta de conhecimento dentro da área de Gestão. Para o Gerente da Unidade de Orientação do Sebrae-RN, Edwin Aldrin, a ligação entre a academia e os empresários é fundamental para resolver esta questão.  “A grande dificuldade que o empresário tem é de informação. E essa informação é o que sobra no meio acadêmico. Acredito que o projeto tem sido um canal muito forte entre o meio empresarial e o meio acadêmico”, disse.
Um dos casos de sucesso do Pré-Consultores é o de Dona Edineide Pereira de Araújo, empresária do bairro do Alecrim, que chegou a melhorias de 30% em suas vendas após a consultoria realizada em sua loja de artigos para bebês.

Agora o programa passa por um processo de ampliação para 2012, que pretende levar a parceria entre UnP e Sebrae-RN para o oeste potiguar, instalando novos atendimentos em Mossoró e chegando às empresas dos demais municípios da região.

Premiação

Ao todo 65 empresas foram atendidas por um grupo de 65 discentes, vindos dos cursos de Administração, Gestão Financeira e Marketing, os quais os trabalhos foram analisados pelo corpo docente de cada curso, selecionando os melhores para uma premiação. “Foi muito satisfatório a gente participar e pôr em prática tudo aquilo que a gente aprendeu em sala de aula em empresas que precisam de auxilio, de consultoria, de ter um foco e uma estratégia. Uma forma de dar uma visão maior a esses empresários” disse Rodrigo Galindo Luna, aluno do curso de Administração e um dos premiados da noite. Confira abaixo a lista completa dos trabalhos com melhor avaliação.

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
CLÍNICA NOSSA SENHORA DA PENHA. Trabalho desenvolvido pelos discentes Edicleide Batista do Nascimento, Maria Gracineide da Silva, Rodrigo Galindo Luna e Tarso Rodrigues de Brito.

CST EM GESTÃO FINANCEIRA
MULAMBO NOVO. Trabalho desenvolvido pelos discentes Cristian Mattos Rodrigues Costa, Jacian Maciel Flor, Marcelo Menna da Silva, Rafael Batista de Araújo e Rubem Batista da Silva.

CST EM MARKETING
CRIO – CENTRO DE REABILITAÇÃO INTEGRADA ODONTOLÓGICA. Trabalho desenvolvido pelos discentes Debora Saldanha Procópio Pereira, Diogo Dantas de Souza, Ederaldo de Araújo Viana, Magaly Paula Lopes da Silva, Rosa de Lima Silva.

Clique aqui e confira as fotos do evento