Acessibilidade

Central do Candidato: (84) 4020-7890 / Central do Aluno: (84) 3227-1234 +

+

7 de agosto de 2017 11:25

Projeto da UnP vai desenvolver software para Hospital Municipal de Natal

Unidade receberá programa para informatizar procedimentos e melhorar atendimento à população

O Centro de Excelência em Pesquisa Aplicada da Universidade Potiguar (e-Labora) iniciou uma ação para desenvolvimento de um sistema hospitalar através de uma parceria com o Hospital Municipal de Natal (HMN). Através do projeto Software House – e-Code, a unidade hospitalar receberá um programa que vai informatizar diversos procedimentos e melhorar o atendimento à população. A criação da solução tecnológica começa com visitas sistemáticas ao local. Com o software desenvolvido, será iniciada uma nova fase de implantação.

Na quinta-feira, 27 de julho, foi realizada a primeira reunião com o HMN com intuito de conhecer os processos do hospital, em especial o de prontuário de pacientes, e para levantamento dos requisitos necessários para a elaboração do software. A visita contemplou diversos setores e contou com a presença de alunos acompanhados pelo prof. Hideljundes Paulino, responsável pelo projeto na unidade hospitalar.

Além de representar um avanço na gestão hospitalar, trazendo maior eficiência e produtividade às atividades desenvolvidas no Hospital Municipal de Natal, a ação permite aos estudantes experimentarem situações reais e práticas do mercado. “A inserção em ambientes complexos ajuda no desenvolvimento das competências profissionais e permite também a imersão do aluno em práticas profissionais enriquecedoras. É importante frisar que a melhora dos sistemas tecnologias do hospital, será um grande catalisador na melhoria do atendimento”, destaca o Coordenador do e-Labora, prof. Felipe Ferrucio.

Atualmente, a Software House – e-Code conta com 10 alunos bolsistas e mais 26 voluntários, que trabalham nos laboratórios da Unidade Roberto Freire. Em sua maioria, são alunos dos Cursos de Sistemas de Informação, Gestão e Tecnologia da Informação e Análise e Desenvolvimento de Sistemas. A coordenação do e-Code fica a cargo dos professores Hideljundes Paulino, Henrique Eduardo e Isaac Danilo.