Acessibilidade

Central do Candidato: (84) 4020-7890 / Central do Aluno: (84) 3227-1234 +

+

4 de junho de 2019 11:29

Projeto de construção de casa com impressora 3D busca patrocinadores

Equipe de alunos e professor de Engenharia Civil da UnP desenvolveu inovação pioneira no ramo no RN

O ramo da construção civil potiguar conta com mais uma inovação. Alunos do Curso de Engenharia Civil da Universidade Potiguar criaram um projeto da primeira casa a ser construída por meio de uma impressora 3D no Brasil. A iniciativa visa reduzir os custos de produção e evitar o descarte de material. Atualmente, a equipe – que já conseguiu imprimir o primeiro cômodo do país – busca novos patrocinadores para colocar em andamento a execução da casa, pois é necessário a automatização dos procedimentos de construção.

O projeto foi apresentado pela primeira vez durante o XIX Congresso Científico e Mostra de Extensão, em 2018, pelos estudantes Iago Felipe Domingos da Silva e Allynson Aarão César Xavier sob a supervisão do Prof. Dr. André Felipe Oliveira de Azevedo Dantas. Na ocasião o grupo demonstrou o funcionamento do equipamento que foi montado na frente da Unidade Roberto Freire. A impressora montada pelos alunos é capaz de construir uma casa de até 200 metros quadrados em aproximadamente 24 horas.

“Podemos impactar fortemente o nosso país com um modelo de produtividade diferenciado, diminuindo custos e maximizando lucros, e isso partindo da universidade faz desse o processo certo e o modelo que outras universidades poderão seguir”, declara o Prof. André Felipe.

Os interessados em fechar parcerias  podem entrar em contato pelo e- mail andre.dantas@unp.br ou pelo Instagram @3dhomeconstruction. Veja abaixo, mais fotos do projeto.