Acessibilidade

Central do Candidato: (84) 4020-7890 / Central do Aluno: (84) 3227-1234 +

+

9 de Abril de 2018 17:53

Projeto em Natal leva atividade física para idosos, gestantes e colaboradores

Inscrições estão abertas no Centro Integrado de Saúde para pacientes voluntários

A atividade física contribui não só para a melhoria da qualidade de vida, mas é um meio de integração e socialização entre seus participantes. Pensando nisso, o Núcleo de Avaliação e Prescrição do Exercício Físico (Napex) do Curso de Educação Física está com inscrições abertas para pacientes voluntários: idosos (a partir dos 55 anos), gestantes (em qualquer período da gravidez) e colaboradores da Universidade Potiguar. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas do dia 9 a 13 de abril no Centro Integrado de Saúde, localizado na Unidade Salgado Filho.

Todos os serviços serão oferecidos no Ginásio Terapêutico da Universidade Potiguar, tendo como foco os benefícios da atividade física para melhorar diversas situações vivenciadas pelos pacientes em cada grupo. Além de alunos de Educação Física, participarão também estudantes de Medicina, Fisioterapia, Serviço Social e Nutrição formando um trabalho multidisciplinar.

No caso das gestantes, o grupo será formado pelas futuras mamães do curso oferecido a elas no próprio CIS. O trabalho foi reformulado para o primeiro semestre de 2018 e, além das palestras e orientações, as mulheres grávidas serão convidadas a realizarem atividades físicas que auxiliarão na preparação para o trabalho de parto e mesmo nos primeiros meses de cuidados com o bebê.

Para os idosos, o foco do projeto é melhorar funções como força e equilíbrio para auxiliá-los nas atividades diárias. Por fim, os colaboradores serão convidados a atividades que ajudem a evitar lesões ocasionadas pelo trabalho, além do grupo de alunos e professores verificarem e combaterem problemas como a obesidade. “É importante que todos os pacientes voluntários apresentem atestado médico para participar das atividades”, acrescenta a preceptora Nerilucy Chagas, uma das responsáveis pelo projeto.