Acessibilidade

Central de Atendimento: (84) 4020-7890

4 de setembro de 2017 14:51

Projeto Empodera busca fomentar e desenvolver novas empresas juniores no RN

Cerimônia de lançamento e adesão ocorrerá no dia 20 de setembro no auditório da Unidade Salgado Filho

Com o objetivo de fomentar e desenvolver as empresas juniores da Universidade Potiguar, o Centro de Excelência em Empreendedorismo – Empreende lança mais uma iniciativa: o Empodera. O projeto será lançado na quarta-feira, dia 20 de setembro, às 17h30, no auditório da Unidade Salgado Filho com a presença de representantes das maiores empresas juniores do Rio Grande do Norte. Para aderir ao projeto e participar do evento, os interessados em montar empresas juniores – alunos e egressos – podem se inscrever clicando aqui.

A empresa júnior é uma oportunidade para acadêmicos desenvolverem a experimentação das teorias aprendidas em sala de aula por meio da prática, mas que proporciona também uma profunda aproximação com o mercado. No entanto, atualmente, menos de 30% das empresas juniores potiguares estão totalmente formalizadas. O Empodera entra em cena buscando mudar essa realidade e também para ampliar o número dessas iniciativas em instituições privadas.

“Nosso objetivo é proporcionar ao nosso aluno uma profunda interface com o mercado, possibilitando que, através da empresa júnior, ele desenvolva novas competências que sejam cruciais para o mercado de trabalho. No Brasil, os números mostram que o desemprego cresceu na casa dos dois dígitos nos últimos anos. Desenvolver competências empreendedoras é fundamental para se destacar em um cenário de crise e recessão”, afirma o Coordenador de Carreira Empreendedora, Prof. Daniel Medeiros.

Durante os primeiros seis meses, os projetos selecionados passarão por um processo de aprendizado. O primeiro passo será através da Caju Weekend, ação desenvolvida pela RN Júnior (entidade que representa as juniores do estado) na qual os empreendedores conhecerão todas as etapas de formalização e desenvolvimento da empresa júnior, tendo acesso a materiais como e-books e outros direcionadores, como guias e formulários. Em seguida, o Empreende cuidará de toda a formação e mentoria para o desenvolvimento de produtos e serviços. Para isso, os alunos contarão com o apoio de oficinas do Sebrae RN e cursos on-line da Endeavor Brasil, maior instituição de fomento ao empreendedorismo do mundo.

Após essas etapas, nos seis meses seguintes, as empresas juniores serão acompanhadas individualmente pelo Empreende e a RN Júnior para desenvolvimento dos seus serviços, recebendo apoio e orientação sobre questões técnicas. Além disso, essa será a etapa de finalização da documentação para formalizar a empresa.

O projeto Empodera conta com o apoio de duas representativas empresas juniores do Estado: ADM Consult e Produtiva Jr. Na cerimônia de lançamento, estarão presentes outros parceiros como a AMBEV, Consultoria Impulsiona, Núcleo de Educação Empreendedora do SEBRAE e Pró-reitoria de extensão da UFRN.