Acessibilidade
15 de maio de 2017 16:24

Projeto Fora da Caixa realiza oficina “Modelagem de Negócios” em Feira de Empreendedorismo Materno

O Centro de Empreendedorismo da UnP participou da 2ª edição da Ciranda Materna.

Com foco na promoção e divulgação da cultura empreendedora, o Empreende UnP participou mais uma vez da Feira de Empreendedorismo Materno nos dias 6 e 7 de maio. Na 2ª edição da Ciranda Materna, o Centro de Excelência promoveu a oficina “Modelagem de Negócios e Plano Canvas” para as expositoras.

Ministrada pelas alunas Naira Barros, Ranniely Guedes e Teresa Moura, a oficina faz parte do novo projeto do “Fora da Caixa”, sob supervisão do Coordenador de Carreira Empreendedora do Empreende, professor Daniel Medeiros. “O êxito das oficinas que vêm sendo executadas na Ciranda Materna reside nas metodologias ativas, inspiradas pelo trabalho de Paulo Freire, que colocam as pessoas como o centro do processo. Além da contextualização dos temas na vida das participantes, o que gera um poderoso efeito de identificação facilitando, assim, o aprendizado”, explicou.

Segundo o professor, outra característica é a de que os times que executam as ações são multidisciplinares, o que contribui para uma pluralidade tanto na abordagem quanto no conteúdo ministrado – além do rigoroso planejamento para a idealização das ações.

Para Ranniely Guedes, aluna do curso de Administração, a oficina foi muito enriquecedora. “Eu amo fazer isso, porque além de repassar o pouco conhecimento que tenho, ajuda muito a reforçar ainda mais. Sem contar que acaba nos forçando a estudar mais sobre cada assunto a ser abordado. Mesmo assim, o mais incrível é a sensação de bem-estar em ter contribuído de alguma forma”.

Outra envolvida na oficina, a aluna de Relações Internacionais Naira Barros disse que tem um sentimento de gratidão. “É muito bom você ver o impacto que essas pequenas ações causam. Foi enriquecedor, escutar as histórias, conversar e ver o olho delas brilhar”.

“Foi maravilhoso poder ensinar um pouco de tudo o que aprendi nas capacitações que recebi inicialmente do Empreende e posteriormente do SEBRAE”, concluiu Teresa Moura, aluna destaque que representou a UnP no Desafio Empreendedor 2017, do Sebrae.