Acessibilidade

Central do Candidato: (84) 4020-7890 / Central do Aluno: (84) 3227-1234 +

+

20 de Abril de 2017 11:20

Projeto Informática Cidadã promove inclusão digital de pessoas com deficiência

Estudantes de Sistemas de Informação e Engenharia da Computação são monitores voluntários.

Há mais de 10 anos a UnP promove o Informática Cidadã, projeto para ensino de informática básica que já capacitou gratuitamente mais de 1.600 alunos de escolas públicas. Neste ano, o curso está voltado para pessoas com deficiência e a turma é composta por 41 alunos.

As aulas, que ocorrem até 5 de agosto, são ministradas aos sábados à tarde, nos laboratórios de informática da Instituição. A programação do curso envolve aulas sobre Windows, Internet, Word, Excel e Power Point e é ministrado por estudantes voluntários dos cursos de Sistemas de Informação e Engenharia da Computação.

Todos os módulos do curso são 100% práticos, possibilitando aos alunos experiências reais de solução de problemas com o suporte da informática. As aulas contam também com intérpretes de língua brasileira de sinais, proporcionando maior inclusão de todos os estudantes.

Atualmente, o curso é coordenado pelo prof. Weinberg Souza e desde o início conta com a participação voluntária de alunos da UnP. Segundo o Prof. Henrique Costa, “esse é um mecanismo transformador e de suma importância. E essa transformação acontece em ‘mão dupla’. Alunos do projeto têm seu aprendizado na área de informática e do outro lado, os professores/monitores, desenvolvem talentos, habilidade e perfil de educador”.