Acessibilidade

Central do Candidato: (84) 4020-7890 / Central do Aluno: (84) 3227-1234 +

+

25 de Fevereiro de 2016 15:37

Projeto que auxilia a locomoção de deficientes visuais irá representar a UnP na etapa global do James McGuire

A Universidade Potiguar selecionou seu representante oficial na etapa mundial da Competição Global de Planos de Negócio James McGuire: será o aluno Marcos Antônio Oliveira da Penha, co-fundador e representante do projeto AnnuitWalk. Marcos, que também possui formação em Ciência da Computação, está complementando seus estudos com a graduação em Marketing (EaD) na Universidade Potiguar.

O Projeto AnnuitWalk (PAW) foi criado a partir da observação sobre as dificuldades de locomoção enfrentadas por portadores de deficiência visual. Resultado de pesquisa de campo conduzida inicialmente com deficientes visuais em 2014, o PAW oferece um conjunto de soluções tecnológicas que explora modernos conceitos, como Internet das Coisas (IOT) e Inteligência Computacional para criação de Tecnologias Assistivas (TA) mais inteligentes.

A partir disso, foram desenvolvidos óculos inteligentes que são capazes de detectar obstáculos à frente do deficiente visual e alertá-lo por meio de acessórios vibratórios, como pulseiras e solas de sapatos. O PAW ainda conta com aplicativos mobile e wearables, que podem funcionar de forma integrada com os óculos por meio de Bluetooth, fornecendo funcionalidades como geolocalização (GPS), processamento de dados ubíquos sobre os obstáculos no decorrer do trajeto do indivíduo e sistema de Smart Cities, que aponta locais críticos georeferenciados para tomada de decisões quanto à priorização de reparos públicos nas áreas mais afetadas, promovendo acessibilidade, inclusão social e qualidade de vida dessa população.

A Universidade Potiguar agradece e parabeniza os demais inscritos no processo seletivo, destacando que os mesmos estão aptos a participarem dos próximos concursos. Confira o comunicado oficial do Setor de Compromisso Social: Comunicado Oficial – Winner