Acessibilidade

Central do Candidato: (84) 4020-7890 / Central do Aluno: (84) 3227-1234 +

+

22 de julho de 2019 10:46

Projeto Vôlei em Rede tem 100% de aprovação em escolas de Natal

Iniciativa do Instituto Compartilhar, na qual a UnP atua como parceira, leva ações de esporte e educação para 190 crianças da capital

Com 12 anos de atuação em Natal, o Instituto Compartilhar – instituição sem fins lucrativos que investe no esporte e na educação – divulga os resultados de suas ações realizadas em 2018.

Na capital do Rio Grande do Norte, que tem a UnP como parceira, o projeto Vôlei em Rede traz a experiência com a Metodologia Compartilhar fazendo com que o núcleo potiguar tenha resultados consistentes.

Para 2018, o relatório destaca a evolução técnica e de valores dos alunos, com vários deles ajudando nas aulas e eventos, que contribuíram para o sucesso das atividades na cidade.

Aprendendo sobre saúde

Foram feitas ações desenvolvidas em conjunto com o Samu, Aprendendo a Salvar Vidas e Acidentes na Infância, e com a UnP fazem parte do calendário por proporcionar muitos aprendizados sobre saúde aos alunos.

Em novembro, os alunos visitaram o Centro de Convivência da etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude e lá viram de perto como funciona o curling – praticado em uma pista de gelo – tênis de mesa, basquete, entre outros.

A oportunidade também serviu para colocar em prática os conhecimentos de português e matemática em desafios e brincadeiras propostos pelo Comitê Olímpico Brasileiro.

Satisfação nas escolas

Nas atividades realizadas ao longo ano, são abordados valores como ética e cidadania, direitos e deveres, preconceito, inclusão no esporte, bullying e saúde. Isso tem mudado o resultado das crianças nas escolas.

Em 2018, a “Pesquisa percepções de diretores e professores” sobre o projeto Vôlei em Rede envolveu, pela primeira vez, o Núcleo Natal. Os números mostram que 100% dos diretores percebem mudanças de atitudes nos alunos que participam do programa.

Além disso, todos os professores entrevistados afirmaram que a metodologia é adequada para o ensino do vôlei porque tem uma progressão pedagógica coerente e lúdica, facilitando o aprendizado.

Sobre o Vôlei em Rede

O programa Vôlei em Rede está presente em 5 estados do Brasil, entre eles o Rio Grande do Norte, contando com 40 núcleos que atuam em escolas públicas.

São impactadas 3,7 mil crianças e adolescentes com idades entre 9 a 15 anos. Ao todo, são 190 vagas com um coordenador local, três professores e um assistente.

Em Natal, o núcleo do programa atua desde 2006 e fica localizado no ginásio do Natal Volley Club, também parceiro do programa. Além da UnP e do Volley Club, apoiam o projeto, a Prefeitura de Natal e o Colégio CEI.