Acessibilidade

Central do Candidato: (84) 4020-7890 / Central do Aluno: (84) 3227-1234 +

+

11 de Maio de 2018 09:57

Projetos do Empreende colocam alunos no protagonismo de ações

Fora da Caixa e Empodera têm auxiliado seus integrantes a desenvolverem habilidades e se colocarem à frente de atividades da Universidade Potiguar

Assumindo protagonismo em diversas ações da Universidade Potiguar, os alunos participantes de projetos do Centro de Excelência em Empreendedorismo – Empreende estão mostrando que a experiência universitária vai muito além do aprendizado teórico nas salas de aula. Nos dias 3 e 4 de maio, integrantes dos projetos Fora da Caixa e Empodera mostraram suas habilidades aprimoradas através dos dois programas em duas ações diferentes.

Em uma das atividades, as alunas Maria Rita e Gabriela Melo, membros do projeto Fora da Caixa, ministraram oficina sobre a ferramenta Design Thinking para alunos dos cursos de Jornalismo e Publicidade da UnP. A ação, idealizada pelos professores e coordenação da Escola de Comunicação e Artes, teve como proposta incentivar o gerenciamento de problemas com soluções criativas e eficazes.

Foi abordado o conceito da ferramenta, bem como sua aplicação na prática, através de problemas que são vivenciados pelos estudantes dentro do ambiente acadêmico e pessoal, agregando conceitos como empreendedorismo e inovação em resultados. Com uma abordagem que permita olhar várias etapas antes de inovar. O Design Thinking vem em uma perspectiva que propicia uma maneira eficaz de encontrar os caminhos corretos para uma trajetória de sucesso.

“Achei importantíssimo novas ferramentas para poder desenvolver um trabalho cada vez melhor, e que engloba tudo que a gente estudou e vamos estudar daqui em diante”, afirma a aluna Luana Nadja, do 7º período de Publicidade e Propaganda.

“Podemos buscar novas soluções criativas com empatia, idealizando, prototipando e testando. É muito importante para a vida acadêmica, vida pessoal e profissional”, declara Luana Greice, também do 7º período de Publicidade e Propaganda.

De acordo com o coordenador da Escola de Comunicação e Artes, Prof. Francisco de Paula, houve um feedback muito positivo dos alunos. “Em breve, vamos procurar as alunas novamente para fecharmos outras parcerias”.

POTENCIAL

Além da atuação do Fora da Caixa, na mesma data, a empresa júnior de Psicologia In Nova Mind, empresa júnior de Psicologia e fruto do projeto Empodera, promoveu uma oficina sobre Ética e compromisso Socioambiental e foi direcionada para alunos dos Cursos de Gestão em Recursos Humanos e de Gestão Comercial.

O coordenador de Carreira Empreendedora do Empreende e responsável pelos dois projetos, Prof. Daniel Medeiros, acredita no potencial juvenil em face aos novos desafios do mercado. “O convite feito a In Nova Mind foi importante para gerar a sinergia entre os projetos desenvolvidos pela UnP, através do Empreende, também para mostrar o grau de maturidade que In Nova Mind já atingiu”.

Para os alunos que facilitaram as oficinas, a experiência foi bastante rica, como salienta o Presidente da In Nova Mind e aluno Psicologia,  Erick Dorneles. “Pude vivenciar o cenário docente e confirmar as minhas intenções profissionais. Além disso, essa foi uma oportunidade única de colocar os meus conhecimentos e capacidades a serem provados, me deixando mais preparado para o campo profissional”.

Também aluna de Psicologia e Gerente de Projetos da empresa júnior, Larissa Fernandez, classificou a oportunidade como ímpar. “Principalmente por estarmos em contato com os outros cursos contribuindo com o que a Psicologia pode oferecer nas mais diversas áreas. Vejo nesses espaços, um grande potencializador para nossa formação e atuação prática”.

A In Nova Mind está há 6 meses conquistando seu espaço no mercado e sua notoriedade é perceptível a partir dos projetos que já foram idealizados por ela. As empresas juniores estão comprometidas com a ética profissional, e com a potencialização de estudantes, impulsionando-os a serem profissionais cada vez mais capacitados para o mercado de trabalho.