Acessibilidade

Central de Atendimento: (84) 4020-7890

20 de junho de 2018 12:31

Protótipo de indústria leva vivência profissional para sala de aula

Cursos de Design de Moda e Engenharia de Produção simularam linha de produção

Alunos dos Cursos de Design de Moda e Engenharia de Produção tiveram a oportunidade de vivenciar a experiência de mercado dentro de sala de aula, por meio da simulação de um protótipo de indústria.

Os estudantes de ambos os cursos foram divididos em equipes mistas para trabalharem na linha de produção de forma colaborativa, em uma relação mútua, afim de buscarem melhorias e otimização para a produção de peças de roupas, unindo produto e produção.

O projeto surgiu da percepção do isolamento das graduações que se encontrarão futuramente no mercado de trabalho. Os cursos conversaram entre si e complementaram conhecimentos.

A atividade integrada, válida para composição da nota da 3ª unidade do semestre, aconteceu por meio das disciplinas de Processos Produtivos, do Curso de Design de Moda, ministrada pela profa. Lorena Sena, e Tempos e Movimentos, lecionada pelo prof. de Engenharia de Produção, João Paulo Silva. A iniciativa do Projeto foi do Centro de Excelência em Empreendedorismo (Empreende) da Universidade.

A prática aconteceu no dia 13 de junho com metade da turma do 3º período de Design de Moda e com a turma da 8ª série de Engenharia de Produção. Nas próximas aulas, o projeto se repetirá com os estudantes de Design que ainda não participaram da atividade, e com a turma da 7ª série de Engenharia de Produção.

Sérgio Márcio Fagundes Filho, estudante da 8ª série de Engenharia de Produção, descreve como foi participar da atividade: “Foi uma experiência incrível. Simulamos a linha de produção de uma indústria têxtil de pequeno porte, desde a criação da peça até a sua confecção, passando por etapas de produção, como método e layout, que são fundamentais dentro de uma indústria têxtil real”.

Já Josivan Soares, aluno da 3ª série de Design de Moda, conta que a experiência foi muito satisfatória. “Notei como é importante a Engenharia e Design trabalharem juntos, pois tudo se encaixa muito bem. Cronometrar o tempo de cada fase do processo de produção é muito importante, nós, designers de moda, temos que ficar sempre muito atentos a isso”.

Fotos: Alex Fernandes