Acessibilidade
16 de Abril de 2014 11:30

Psicologia celebra 10 anos de formação da primeira turma

O curso de Psicologia da UnP, um dos mais prestigiados da Instituição, promoverá no dia 30 de abril um evento em comemoração aos 10 anos da formação de sua primeira turma, ressaltando as conquistas e desafios de uma trajetória sólida e vitoriosa.  Atualmente com 22 turmas e com uma demanda crescente, o curso mostra que este é apenas o início de um longo caminho de sucessos.

Com início em 1999, o curso formou sua primeira turma 2003.2., que colou grau em 26 de janeiro de 2004. De acordo com a atual Coordenadora do Curso, Professora Cíntia Gallo, a qualidade do Curso só tem evoluído. “De lá para cá, o Curso buscou acompanhar a evolução da psicologia enquanto ciência e profissão, oferecendo aos alunos um ensino sólido e atento aos novos espaços de inserção do psicólogo, através de um projeto político-pedagógico bem estruturado e pensado para consolidar teoria e prática desde o 2º ano do curso”, explicou a docente.

O resultado de tanto empenho foi reconhecido em 2012, quando os alunos concluintes fizeram o Enade e conquistaram nota  4, considerada muito boa. “Isso é resultado do excelente trabalho e da competência do corpo docente do Curso”, elogiou a Coordenadora, que ressaltou ainda a emoção de fazer parte da comemoração de uma década da primeira turma.

Evento de comemoração aos 10 anos

A data será comemorada com um evento que ocorrerá no dia 30 de abril. Com o tema “10 anos de formação em Psicologia na UnP: uma trajetória sólida”, começará às 19h e será realizada no Salão de Eventos da Unidade Roberto Freire, voltado para ex-alunos, alunos, professores e convidados. Durante o evento, os professores celebrarão as conquistas, homenageando coordenadores, professores e alunos que consolidaram o curso.

Depoimentos sobre o Curso 

Sâmela Gomes – Reitora e ex-Coordenadora do Curso

“O curso de Psicologia da UnP representa para mim a minha primeira casa nesta Universidade. Um locus significativo na minha vida: ali amadureci como docente, pesquisadora, psicóloga e ser humano. A UnP começou a me abrir portas ainda dentro deste curso. Quando formamos, há 10 anos, a primeira turma (que foi a minha primeira turma nesta Universidade enquanto docente), tive a sensação que até hoje me acompanha – a de dever cumprido, à luz da nossa missão institucional, de formar profissionais e cidadãos de excelência. É difícil falar do curso, pois confunde-se com a minha própria vida nesta Casa. Mas, se resumisse a uma frase, diria: ‘um lugar que me alimentou e alimenta com muita potência – o empoderamento necessário para ter orgulho do passado, força no presente e sonhos para o futuro’”.

Cíntia Gallo – Coordenadora do Curso “Eu estou na UnP como professora desde de 2013, quando assumi a coordenação. Sou egressa da 1ª turma. Assim, tenho um relacionamento muito especial com a Universidade, pois trago comigo um envolvimento profissional e também afetivo. O carinho e o empenho é redobrado. Sinto que faço parte dessa história!”

Bianca Dantas – egressa da turma 2009.2 “Tenho muitas saudades do curso. Sempre que converso com alunos eu digo: aproveitem ao máximo! Eu aproveitei! Vim de fora e tive todo o apoio da professora Sâmela, que na época estava à frente da minha turma. É muito gratificante. Hoje não me vejo em outra profissão. Então fico muito feliz! Foi um curso que me deu toda a base do que eu sou e tenho hoje!”

Marcos Filgueira – 64 anos, aluno da 1ª série “Eu escolhi Psicologia porque sempre gostei da área e só agora, aposentado, estou tendo a oportunidade de fazer a graduação. Estou muito feliz por realizar um sonho antigo”.

Matéria publicada no Jornal UnP em Foco nº 299

 

Para participar do evento, os interessados devem se inscrever gratuitamente através do link: Clique Aqui!