Acessibilidade

Central de Atendimento: (84) 4020-7890

1 de Maio de 2015 14:25

Psicologia: uma carreira muito além do consultório

Você gosta de observar pessoas e seus comportamentos, consegue manter-se paciente e racional na hora de ajudar os outros e, acima de tudo, sabe ouvir com atenção quando alguém vem te falar sobre problemas e dúvidas da vida? Talvez esses sejam os primeiros sinais de que seu futuro profissional pode estar na Psicologia. Já te disseram isso? Se você tem curiosidade para saber mais sobre a profissão, fica ligado que te contamos mais sobre a área.

O Psicólogo é o profissional capacitado para estudar, diagnosticar e tratar distúrbios emocionais, mentais e comportamentais. Ele realiza todos esses processos através de conhecimentos teóricos aprendidos durante a graduação. São cinco anos de curso, que envolvem as áreas de humanas e da saúde, estudando disciplinas como Psicologia Ambiental, Bases Neuropsicológicas do Comportamento, Abordagens Comportamentais, Saúde Mental e Reforma Psiquiátrica.

O mercado de trabalho para o Psicólogo é bem amplo e não se restringe ao consultório, há a possibilidade de atuar em empresas privadas ou órgãos públicos, orientando funcionários ou ocupando cargos no setor de recursos humanos, também há vagas para o profissional em instituições de ensino, como professor em cursos técnicos ou como orientador educacional para os alunos.

No Brasil, atualmente ainda há duas opções em expansão para os psicólogos, na área acadêmica o profissional pode seguir carreira como professor universitário ou como pesquisador, e aos poucos o mercado está abrindo espaço para a função como consultor de empresas na área de marketing e tomada de decisões nos negócios.

São muitas opções no mercado de trabalho para o Psicólogo, né verdade? Agora que você já conheceu algumas possibilidades, deve estar se perguntando se tem o perfil para a carreira. O Guia do Estudante traz um texto curtinho sobre essa dúvida. De acordo com o site, “Não há uma “natureza humana” que indique como cada um deve se “encaixar” em uma profissão.”, portanto, busca mais informações sobre a graduação e se gostar, se joga nessa.