Acessibilidade

Central do Candidato: (84) 4020-7890 / Central do Aluno: (84) 3227-1234 +

+

11 de outubro de 2019 11:18

Quer aliviar o estresse na universidade? Os cães terapeutas te ajudam

Projeto de Intervenção Assistida por Animais está com vagas abertas para alunos UnP que desejam participar da terapia

Alunos da UnP em situação de estresse ganham um apoio mais que especial: os cães terapeutas do projeto Intervenção Assistida por Animais (IAA). A iniciativa está com inscrições abertas para aqueles que desejarem ser atendidos de forma a enfrentar as situações como a ansiedade na vida universitária.

O projeto, inicialmente encabeçado pelo Curso de Medicina Veterinária, conta agora com o apoio dos estagiários do Serviço Integrado de Psicologia (SIP). As ações psicoeducativas têm fins terapêuticos para auxiliar na redução de estresse por meio da mediação com os cachorros, chamados de coterapeutas.

O atendimento é feito de forma individual no SIP. A partir da interação mediada pelo cão, o estagiário da Psicologia acolhe o aluno e discute sua realidade acadêmica, mediado pelo bem-estar associado à interação. O trabalho também é acompanhado por um professor ou aluno de Medicina Veterinária.

“As interações com animais por si só trazem benefícios de redução de níveis de estresse, com base em estudos comprovados”, afirma a Profa. Hellen Barros, que coordena a ação. Ela acrescenta que não há restrições para o atendimento: apenas apresentar quadro de estresse ou ansiedade e não ter medo de cachorros.

Para 2019.2, estão sendo oferecidas duas vagas imediatas para a terapia, mas os responsáveis pelo projeto montarão uma lista de espera para os interessados em serem atendidos a partir do próximo semestre.

Os interessados podem se inscrever diretamente no SIP, na Unidade Roberto Freire. Mais informações, pelo telefone: (84) 3216-8607.