Acessibilidade
2 de junho de 2014 19:15

Radialista faz dinâmicas práticas para alunos de Gastronomia

A noite de sexta-feira (30) foi particularmente animada na sala da turma do curso de Gastronomia 1NA, que contou com a participação do radialista e comunicador Jean Fernandes, da 95 FM. Ele foi convidado pela professora Stella Galvão para interagir com a turma na disciplina de Comunicação Profissional.

Jean Fernandes demonstrou na prática alguns dos tópicos já trabalhados em sala de aula como o uso da linguagem enfática e as ferramentas para modular o tom de voz, de acordo com a circunstância. Experiente na condução do programa diário que mantém em rádio, e também como apresentador de shows e eventos, ele lembrou aos alunos do primeiro semestre do curso que, além da voz, tom, ritmo e velocidade da articulação verbal, conta muito a postura e o gestual do comunicador.

Treino constante e muita leitura em voz alta contribuem para burilar o potencial da utilização da voz e da postura no momento em que surgir a necessidade de uma apresentação pública, independentemente do tamanho da plateia. “Ler em voz não apenas ajuda a ampliar o potencial da própria voz, mas amplia muito o vocabulário na hora da fala”, orientou.

Ele destacou ainda a condição do rádio como um meio de comunicação “camaleônico”, que se adapta e incorpora rapidamente as mudanças na comunicação atual, como a incorporação das mídias digitais como instrumento de maior expansão do meio radiofônico. E lembrou: o verdadeiro comunicador busca criar empatia e proximidade com o seu público, sem abrir mão do conteúdo adequado a cada ocasião. Ao final da apresentação de Jean Fernandes, muitas palmas e interação com o comunicador.

Por Stella Galvão, professora do curso de Gastronomia