Acessibilidade
20 de outubro de 2017 10:14

Realidade virtual será usada para combater “medo da agulha”

Iniciativa do projeto Anjos da Enfermagem, no Campus Mossoró, unirá tecnologia aos procedimentos de Saúde para crianças

Os alunos do Campus Mossoró, envolvidos no projeto Anjos da Enfermagem, participarão de mais uma iniciativa: a campanha “Combatendo o Medo da Agulha”. Unindo tecnologia de realidade virtual aos procedimentos de Enfermagem na administração de medicamentos injetáveis, a iniciativa acaba de fechar uma parceria que permitirá o uso da realidade virtual para a execução do projeto.

A empresa Mister Capas, através dos sócios Júlio Fernandes e Júnior Fernandes, realizou a doação de óculos de realidade virtual, que são a peça principal para a campanha. A coordenação do Núcleo Rio Grande do Norte recebeu, junto com os voluntários, os empresários e o parceiro José Maria Dantas (Zé Maria) que ofereceu um treinamento técnico capacitando os estudantes a utilizarem o equipamento doado durantes as visitas intra-hospitalares e ações desenvolvidas.

“Nossos voluntários irão desenvolver, através do Brinquedo Terapêutico, a utilização desses óculos com aplicativos que interagem com a criança. A atividade resultará na perda do medo da agulha e melhor aceitação ao tratamento oncológico”, explica o Prof. Arthur Diego Torres, docente da UnP e coordenador do Núcleo potiguar dos Anjos.

Realidade virtual tem sido aplicada na saúde para ajudar a controlar a dor há alguns anos. Estudos descrevem o uso da tecnologia em pacientes que passam por tratamentos de queimadura, que têm dores relacionadas ao câncer e que passam por procedimentos médicos com frequência. Pacientes imersos no mundo virtual relatam sentir menos dor, incômodo e desconforto durante procedimentos de saúde.

Ainda este mês a campanha será iniciada nas visitas semanais que ocorrem na Liga Mossoroense de Estudos e Combate ao Câncer. O Instituto Anjos da Enfermagem parabenizou a conquista e inovação do Núcleo Rio Grande do Norte. O projeto Anjos, uma iniciativa do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) existe há mais de um ano em Mossoró e conta com a Universidade Potiguar como parceira.