Acessibilidade

Central do Candidato: (84) 4020-7890 / Central do Aluno: (84) 3227-1234 +

+

27 de novembro de 2019 19:04

Recuperação de parapeito da Av. Getúlio Vargas é feita por alunos de Engenharia Civil

Trabalho fez parte de aula prática em parceria com o Programa de Educação Tutorial

As colunas que compõem o parapeito da Avenida Getúlio Vargas, no bairro de Petrópolis, em Natal, estão sendo recuperadas por alunos de Engenharia Civil. A ação faz parte do projeto de Intervenções Temporárias do e-Labora e visa levar os estudantes à prática, ao mesmo tempo que realiza uma ação de compromisso social.

De início, os universitários realizaram a primeira etapa do trabalho no dia 22 de novembro. Na ocasião, o grupo de 12 alunos retirou os balaústres (colunas) quebradas, lixaram o aço que estava exposto e passaram um primer (espécie de resina). Por fim, foi aplicado um graute (concreto para preenchimento).

De acordo com o Prof. Maurílio Lucena, o objetivo é justamente proteger as estruturas da maresia. “Em um próximo momento, vai ser feita a aplicação de uma pintura impermeabilizante feita à base de cal virgem, água e óleo de linhaça. Essa mistura promove um produto que não se deteriora facilmente”, explica.

Por fim, foram recuperadas cerca de 25 peças e a segunda etapa acontece no dia 22 de novembro. O trabalho é feito em parceria com o Programa de Educação Tutorial (PET) de Engenharia Civil e conta com o apoio da Profa. Cláudia Cruz.

“Os balaústres são elementos pequenos mas que têm uma estrutura semelhante às colunas. Com isso, ensinamos de forma prática a fazer o trabalho de recuperação na construção civil”, afirma o Prof. Maurílio.

Sobre o e-Labora
Lançado pela UnP em 2014, o Centro de Excelência em Pesquisa Aplicada (e-Labora) é uma organização dentro da Universidade que integra academia e sociedade através de Projetos de Pesquisa, Empresas Juniores e Treinamentos na área de Inovação e Tecnologia. Parcerias com o Poder Público e a Iniciativa Privada permitem a criação de soluções unindo sala de aula, prática laboratorial e mercado de trabalho.