Acessibilidade
10 de agosto de 2017 17:06

Representante da Endeavor Brasil realiza visita à Universidade Potiguar

Cecília Zahran conheceu projetos desenvolvidos na área de Educação Empreendedora

A Universidade Potiguar recebeu na quarta-feira, 09 de agosto, a analista de Educação Empreendedora da Endeavor Brasil, Cecília Zahran. A visita faz parte de uma rotina anual da organização – que é a maior do mundo em apoio ao empreendedorismo – para acompanhar os projetos da Instituições de Ensino Superior parceiras. Em Natal, ela conheceu os projetos desenvolvidos pelo Centro de Excelência em Empreendedorismo (Empreende) da Universidade.

A UnP é uma das dez universidades brasileiras que faz parte do grupo de instituições que aplicam a metodologia online “Bota pra Fazer” da Endeavor que, por sua vez, oferece o curso a partir de um convênio com o Sebrae Nacional. No final de julho, professores foram capacitados e levarão o curso aos alunos neste semestre. Durante a programação da visita, Cecília conheceu esses tutores.

“Gostamos de entender o contexto de empreendedorismo da Universidade, como o Bota pra Fazer se encaixa nisso e como boas práticas podem servir para outras instituições. Tem sido ótimo! É um trabalho muito legal desenvolvido pela UnP de pensar o engajamento dos alunos, de procurar sempre inovar, como usar a tecnologia em favor da universidade e ter um ensino de mais qualidade com mais aprendizado”, avalia Cecília.

Para o Coordenador de Carreira Empreendedora do Empreende UnP, prof. Daniel Medeiros, a visita da Endeavor ajuda a aproximar ainda mais as duas instituições. Responsável pelo projeto Fora da Caixa, ele cita diversas atividades que são realizadas de moda a desenvolver nos acadêmicos dos mais variados cursos as competências emocionais e transformadoras de um empreendedor.

“Temos a visão de que, através do empreendedorismo, se desenvolve o protagonismo estudantil. Com as experiências proporcionadas aqui, os limites vão sendo superados e isso mostra para o aluno que ele tem um potencial que vai além. E empreendedorismo é isso: tem a ver com essa superação e não apenas com a ideia de montar um negócio”, comenta.

Além da visita às instalações da UnP, Cecília acompanhou os 27 alunos do Fora da Caixa em uma oficina ministrada por eles mesmos aos integrantes do Núcleo de Educação Empreendedora do Sebrae RN, outro parceiro do Centro de Excelência. A palestra, Descomplica PPT, vem sendo aprimorada desde o primeiro semestre pelos próprios estudantes que desenvolveram competências como, por exemplo, a habilidade de falar em público.

Aluna da 6ª série de Relações Internacionais e team leader do Fora da Caixa, Naíra Barros, explica que a oficina é um produto colaborativo. “Fizemos o Descomplica PPT, melhoramos, desenvolvemos e aplicamos com os nossos próprios professores. Acreditamos na oportunidade de todos. Apenas duas âncoras já ministraram a oficina em outra oportunidade e outras duas pessoas estiveram à frente de todos pela primeira vez. Uma delas, inclusive, tem pânico de falar em público mas estava preparada. Para isso houve um trabalho anterior, para desenvolver o produto, ensaios, aplicações e modificações”.