Acessibilidade

Central do Candidato: (84) 4020-7890 / Central do Aluno: (84) 3227-1234 +

+

20 de dezembro de 2017 18:31

Retrospectiva: alunos se destacaram com equipes de Baja e Aerodesign em Natal e Mossoró

Projetos realizados por estudantes da Escola de Engenharias e TI se preparam para competições em 2018

O ano de 2018 poderá ser o primeiro para a Universidade Potiguar começar a brilhar nas competições nacionais da SAE Brasil – associação que gera e dissemina conhecimento na área de mobilidade. Isso porque 2017 termina com um saldo positivo para os alunos da Escola de Engenharias e TI que estão envolvidos diretamente com dois projetos para a construção de carros off-road: a BajaTroN, do Campus Mossoró, e Bajaguar, de Natal. Ambas são iniciativas coordenadas pelo Centro de Excelência em Pesquisa Aplicada – e-Labora da UnP.

A primeira equipe de baja da Universidade Potiguar veio da Capital do Oeste, formada por alunos de Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção. Durante o ano, a equipe tem trabalhado com afinco e trocado experiências com outras equipes mais experientes, de outras instituições de ensino como a Cactus Baja, da Universidade Federal do Semiárido (Ufersa), e a Car-kará, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. O grupo foi criado em março de 2017 e pretende em 2018 participar da primeira competição nacional que será realizada em São José dos Campos (SP).

No segundo semestre, quem veio com força total foi a Bajaguar, equipe do Campus Natal. Apesar de recém-criado, o grupo de alunos de diversos cursos de Engenharia já avançou bastante no seu projeto. Após reuniões preliminares, estudos e debates, eles já estão com seu box pronto e concluíram um protótipo promocional que será exposto em breve para a comunidade acadêmica: o Promobaja.

AERODESIGN
Mas não é só em terra que os alunos de Engenharia da UnP querem brilhar. Os sonhos deles são, literalmente, mais altos e vão decolar em breve. No segundo semestre, o Campus Mossoró iniciou reuniões com alunos para a formação de uma equipe de Aerodesign, outro segmento de competições desenvolvido pela SAE Brasil. Eles já receberam representantes da Equipe Pegazuls, da Universidade Federal do Semiárido (Ufersa), que falou sobre sua experiência na área.

O objetivo da equipe da Universidade Potiguar é desenvolver ainda em 2018 um protótipo que concorrerá na categoria de entrada e, no ano seguinte, participar da competição principal. Essa será a primeira equipe de Aerodesign de uma instituição de ensino superior privada.