Acessibilidade

Central de Atendimento: (84) 4020-7890

20 de dezembro de 2017 11:51

Retrospectiva: estímulo ao empreendedorismo marcou ações e projetos em 2017

Uma Instituição de Ensino Superior que possui o empreendedorismo em seu DNA. Assim é a UnP que, em 2017, foi reconhecida como a melhor do Brasil em Cultura Empreendedora pelo Índice de Universidade Empreendedoras, pesquisa realizada pela RN Júnior. O resultado é fruto de um trabalho que permeia o dia a dia da Universidade Potiguar, ensinando e estimulando seus alunos diante da importância do espírito empreendedor como transformador de suas vidas. Todo esse trabalho pode ser conferido durante o ano com diversas ações e eventos voltados para o tema.

Através de seu Centro de Excelência em Empreendedorismo – Empreende, a UnP realizou uma série de atividades. Entre eles, estiveram os Seminários de Empreendedorismo (SEMPRE) que abordaram temas como a interação com o público jovem, impactos econômicos de grandes eventos culturais, moda e beleza e sustentabilidade. Os eventos foram realizados nos Campi Natal e Mossoró.

Outra ação de destaque em 2017, foi o projeto Fora da Caixa que trabalhou com um grupo de 23 alunos, durante pouco mais de seis meses, conceitos diversos para o seu crescimento profissional e pessoal, entre eles, o gerenciamento do tempo e das emoções, e a mentalidade. A primeira turma encerrou suas atividades no início do mês de dezembro com um saldo de mais de 800 pessoas impactadas diretamente, 13 oficinas recebidas e 28 executadas.

As empresas juniores também foram estimuladas pelo Empreende através do projeto Empodera que visa dar suporte aos alunos interessados em montarem iniciativas como essa. É o caso de EJs de alunos da Universidade Potiguar que vêm se destacando como a INOVAMEC, primeira empresa junior de Engenharia Mecânica do RN; a VetResult, primeira iniciativa do Nordeste no segmento de Medicina Veterinária; e a In Nova Mind, primeira EJ da UnP e que foi lançada este ano.

Encerrando as atividades do ano, a Universidade Potiguar realizou o Congresso de Empreendedorismo Universitário, evento que, pela primeira vez, contou com parcerias de instituições públicas e que contou com oficinas e palestras, trazendo a Natal o palestrante Murilo Gun. O superávit do evento será doado para a Junior Archievement, instituição que apoia e realiza ações de empreendedorismo em escolas de Ensino Médio em Natal.