Acessibilidade

Central do Candidato: (84) 4020-7890 / Central do Aluno: (84) 3227-1234 +

+

7 de Janeiro de 2019 19:18

Retrospectiva UnP: e-Labora encerra atividades de 2018 com diversas premiações

Centro impactou mais de 4 mil alunos durante seus eventos

Atentos ao compromisso não só acadêmico, mas também social, técnico e científico, o Centro de Excelência em Pesquisa Aplicada da UnP (e-Labora) promoveu, durante 2018, diversas atividades que renderam prêmios, parcerias e menções honrosas.

Com mais de 2.500 alunos impactados na Escola de Arquitetura, Engenharia e Tecnologia, o e-Labora realizou cerca de 23 visitas técnicas com estudantes, sendo uma delas ao Complexo Hidrelétrico de Paulo Afonso, que possibilitou uma real visão da engenharia.

Entendendo a importância da responsabilidade social, foram promovidas a Semana de Capacitação Solidária, onde foram oferecidos cursos de capacitação para pedreiros, o Informática Cidadã,projeto que tem como objetivo dar aulas de informática para pessoas com deficiência, e o Mecânica do Bem, que realizou a manutenção de corrimãos e cadeiras de roda da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), do Bairro de Cidade Esperança.

Responsável pelo eixo de inovação do XX Congresso Científico e Mostra de Extensão da UnP, o e-Labora inaugurou a competição multidisciplinar “Marathon”, que visava promover soluções sustentáveis e inovadoras para sociedade. Cerca de 1.400 alunos puderam participar dos Workshops de Engenharias e TI e de Arquitetura, contribuindo diretamente no desenvolvimento acadêmico e profissional dos universitários.

Além dessas atividades, o Centro firmou convênio com mais de 30 empresas do Estado, conquistou menção honrosa pela parceria com o Global Office e recebeu o prêmio James Mcguire Regional, por meio dos alunos do Curso de Engenharia Civil, Augusto Ribeiro e Washington Alves, orientados pelo Prof. Ítalo Vale.

Para o Coordenador do e-Labora, Prof. Camilo Alves é sempre um grande desafio despertar no aluno a visão inovadora e fazê-lo entender que o estudante é o principal vetor de transformação da sociedade. “O desenvolvimento tecnológico do nosso Estado depende da visão inovadora dos seus profissionais, e o nosso aluno é um profissional de ponta, pois as experiências proporcionadas pelo Centro possibilitam isso”, comenta.

Reafirmando o compromisso para 2019, o professor explica onde será investido tempo e recurso no novo ano. “Nosso principal objetivo será criar tecnologia inovadora e relevante para a sociedade. O envolvimento do aluno será primordial para isso, pois novos projetos vêm por ai! Projetos na área de Energia Renovável, Construção Civil, Arquitetura e Urbanismo, Design e muitos outros. Além disso, vamos fortalecer os projetos já existentes”, ressalta o professor.