Acessibilidade

Central do Candidato: (84) 4020-7890 / Central do Aluno: (84) 3227-1234 +

+

7 de Maio de 2015 19:14

Revista Tecnologia & Informação destaca produção acadêmica de alunos da Escola de Engenharias

A última edição da revista Tecnologia & Informação (número 1, ano 2), recém-lançada em versão eletrônica, publicou os melhores artigos apresentados durante o III Workshop  da Escola de Engenharias e Ciências Exatas e I Simpósio do Mestrado Profissional em Petróleo e Gás da Universidade Potiguar, ambos realizados em agosto do ano passado.

Os estudos levados à Mostra de Trabalhos Acadêmicos e selecionados por uma banca de professores, abordam tópicos relacionados às áreas de Engenharia Química, Engenharia Ambiental, Engenharia Mecânica e Engenharia de Petróleo e Gás. A revista pode ser acessada na íntegra clicando aqui

O editorial celebra a importante contribuição de alunos e professores. “Para nós, representa um estímulo extra para nossos alunos produzirem conhecimento científico e publicarem em revistas de prestígio”, destacou a professora Ana Katarina Aragão, coordenadora de pesquisa do Centro de Excelência em Pesquisa Aplicada da UnP (e-Labora).

O primeiro artigo publicado nesta primeira edição de 2015 discorre sobre a otimização das variáveis reacionais por modelagem fatorial, em meio ao processo de obtenção de biodiesel de soja. O trabalho recebeu o prêmio de melhor produção teórica acadêmica apresentada durante o workshop. Foi desenvolvido pelos graduandos Jullyana da Silva Bernardo e Wellington Pereira de Oliveira Junior, de Engenharia de Petróleo e Gás e orientados pelo professor Fábio Pereira Fagundes;

Na sequência da publicação, “Percepção ambiental de petroleiros da bacia potiguar”, do graduando João Soares de Azevedo, também aluno de Engenharia de Petróleo e Gás, teve co-autoria do professor Carlos Enrique de Medeiros. Os autores reúnem os conceitos estatísticos, ambientais e a gestão da informação para compor uma avaliação desse importante ramo industrial.

Os demais trabalhos se propuseram a descrever a utilização de Pig’s na inspeção e manutenção de dutos; em avaliar a otimização da degradação do fenol em água produzida por radiação UV – efeito sinergético da cinética de adsorção de poluentes em SiO2; e em abordar a importância de catalisadores no segmento de refino na cadeia produtiva de petróleo para o aproveitamento de seus resíduos.

Workshop 2015

Durante o IV Workshop da Escola de Engenharias e Ciências Exatas e II Simpósio do Mestrado Profissional em Petróleo e Gás, que ocorrerão entre os dias 27 e 29 de maio, serão selecionados os cinco melhores artigos científicos submetidos e apresentados durante o evento. Os textos serão publicados pela revista Tecnologia & Informação, cuja periodicidade é quadrimestral.