Acessibilidade

Central do Candidato: (84) 4020-7890 / Central do Aluno: (84) 3227-1234 +

+

9 de novembro de 2018 11:21

Robôs batalham em arena na Unidade Roberto Freire

Competição aconteceu na praça de alimentação e contou com transmissão ao vivo em telão

O Robot Fighting Championship (RFC), campeonato de robôs dos Cursos de Engenharia Elétrica e de Computação, foi uma das atrações do XX Congresso Científico e Mostra de Extensão da UnP. A competição esteve no Congresso Científico de 2017 e participou do VII Workshop de Engenharias e TI, realizado em maio de 2018.

Para que a batalha aconteça, os estudantes constroem robôs automatizados que são controlados pelo celular dos participantes, seja por Bluetooth, Wi-Fi ou ondas de rádio. Na competição, a vitória das equipes se dá quando os robôs adversários são considerados inutilizáveis ou sem capacidade de movimentação dentro da arena de combate.

Foram 34 robôs inscritos e a cada rodada, quatro disputavam. Em comparação às edições passadas, as máquinas estão mais pesadas, chegando ao limite de 12kg, estando três vezes mais potentes que os robôs anteriores. O RFC também conta com uma arena nova e com EPIs (Equipamentos de Proteção Individual), para a segurança do público e dos competidores.

O Prof. André Dantas, da Escola de Arquitetura, Engenharia e Tecnologia, e um dos responsáveis pelo Robot Fighting Championship, conta que houve o incremento da fiscalização de bombeiros e a alteração na zona de batalha porque “os robôs estão muito mais fortes, robustos e com armas mais poderosas”.

Fotos: Bruno Martins e Daniel Maciel, alunos de Publicidade e Propaganda UnP, e Pablo Felipe, aluno de Produção Audiovisual