Acessibilidade
1 de julho de 2016 16:06

Sala de Apoio à Amamentação do Campus Mossoró é tema de Artigo Científico

DEFESA TCCInaugurada em agosto de 2015, a primeira Sala de Apoio à Amamentação em uma Instituição privada no estado do Rio Grande do Norte, na Universidade Potiguar Campus Mossoró, foi e é muito comemorada. Por ser tratar de uma estrutura totalmente nova no estado, a produção científica específica sobre o tema era inexistente, até hoje. No dia 22 de junho as concluintes do Curso de Enfermagem do Campus Mossoró, Flagiane Nolasco Costa e Alexsandra Pereira da Silva, sob a orientação da Professora Keylane Cavalcante, apresentaram o Trabalho de Conclusão de Curso “Sala de Apoio à Amamentação: O olhar das colaboradoras de uma Instituição de Ensino Superior privada.”

O ambiente tem a finalidade de atender as colaboradoras, docentes e alunas da UnP que desejam dar continuidade à amamentação mesmo após o término da licença maternidade ou após retornar às aulas, com conforto, climatização, e equipamentos que permitem a ordenha manual do leite materno, bem como o armazenamento do alimento quando houver a necessidade.

Por meio do TCC as concluintes da Graduação em Enfermagem apresentaram uma pesquisa que investigou a percepção das colaboradoras a respeito da importância da instalação da Sala no local de trabalho. A mesma foi realizada na Universidade Potiguar, por esta possuir uma das três Salas de Apoio à Amamentação, existentes no Estado do Rio Grande do Norte, sendo a única em uma instituição privada. A proposta partiu da Professora Orientadora, Keylane Cavalcante, com o intuito de fomentar o apoio, incentivo e fortalecimento à amamentação dentro da IES e adesão das colaboradoras nutrizes ao ambiente, seja com finalidade de receber orientações, fazer desmame, amamentar o filho ou doar leite excedente para o Banco de Leite Humano.

Além da Professora Keylane, integraram a banca avaliadora da pesquisa, a Coordenadora do Programa de Incentivo ao Aleitamento Materno na Casa de Saúde Dix Sept Rosado, Edilene Torquato; a Enfermeira Cristina Carlos, responsável pela Sala de Apoio à Amamentação da Clínica Integrada da Saúde; e o Coordenador da Clínica Integrada de Saúde da UnP, Professor Wanderley Fernandes da Silva. O trabalho foi aprovado com nota 10, indicado para publicação imediata pela banca e ficará disponível na biblioteca da UnP.

Para o Professor Wanderley, responsável pelo funcionamento da Sala de Apoio à Amamentação da UnP, que faz parte da estrutura do CIS, “Esse trabalho científico ajuda a consolidar o trabalho realizado pela equipe da Sala, uma vez que aponta avanços e limitações no formato da estratégia de trabalho desenvolvido, nós ajudando a revisitar o planejamento de ações para os próximos semestres. O TCC também passa a congregar um conhecimento sistematizado e corrobora com a estratégia do Ministério da Saúde.”