Acessibilidade

Central do Candidato: (84) 4020-7890 / Central do Aluno: (84) 3227-1234 +

+

16 de Maio de 2016 11:44

Sala de imunização da UnP – Campus Mossoró é referência em vacinação no município

Quando o assunto é saúde, a prevenção é o melhor investimento. Pensando nisso, o Centro Integrado da Saúde do Campus Mossoró (CIS), da Universidade Potiguar, integrante da rede Laureate, mantém desde 2013 a Sala de Imunização permanente, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e com a Secretaria de Estado da Saúde Pública. Para a população, isso significa mais uma opção de acesso às vacinas de forma gratuita.

O serviço, que no início ofertava cinco tipos de vacinas, atualmente oferece 13 tipos, ampliação de um serviço de considerável importância, como argumenta o Professor Wanderley Fernandes, Coordenador do CIS – Campus Mossoró, “a sala de imunização da UnP é extremamente relevante para o fortalecimento de outros serviços como pré-natal, além da importância do próprio serviço, que atua junto à comunidades desassistidas que são próximas da Universidade”.

No CIS também são ofertadas as doses de vacinas de Hepatite B, Poliomielite (VOP e VIP), Tríplice Viral, a DTP – que protege crianças da difteria, tétano e coqueluche, antipneumocócica, antimeningocócica, e as vacinas rotavírus e a tetra viral, que previnem agravamentos causados por vírus da caxumba, sarampo e varicela. As doses aplicadas no CIS são gratuitas e fazem parte do conjunto de vacinas do Sistema Público de Saúde. Para ter acesso ao serviço de imunização é necessário levar o cartão de vacinação e documento oficial com foto.

O crescimento do serviço é acompanhado anualmente e comemorado pela equipe do Centro. De acordo com dados apresentados pelo Professor Wanderley, “em 2013 foram realizadas 1.262 doses das 5 vacinas disponíveis na época. Em 2014 já contávamos com 11 tipos: Dupla Adulta (DT), Hepatite B, VOP, VIP, Pentavalente, Tríplice Viral, DTP, Miningocócica, Pneumocócica, Rotavirus, Tetra viral. E o crescimento não foi apenas dos tipos de vacina ofertadas, mas na procura pelo serviço. Fechamos o ano de 2014 com 2.258 doses aplicadas. Em 2015, além dos 11 tipos já ofertados a partir de 2014, ainda passamos a ofertar no calendário a vacina HPV e a H1N1. Foram em 2015, 4.788 doses do total de todas as vacinas, destas, 22 doses foram de HPV e somente da H1N1 foram 1.059 doses realizadas na sala de imunização da CIS.”