Acessibilidade
1 de dezembro de 2017 11:24

Saúde do Homem é tema de ação no Centro de Zoonoses

Palestra esclareceu dúvidas dos servidores sobre câncer de próstata e outras doenças do universo masculino

A Escola da Saúde realizou uma ação com os servidores do Centro de Controle de Zoonoses, no bairro de Nova Descoberta, alusiva ao Novembro Azul. A atividade que ocorreu no dia 23 de novembro foi coordenada pelo Prof. Luís Fernando Pires dos Santos, e abordou temas gerais da saúde do homem, mas teve como foco o câncer de próstata.

Na ocasião, os participantes puderam aprender e discutir sobre o tema, bem como tiveram a oportunidade de ver e tocar em modelos de resina que representam a anatomia da próstata e áreas adjacentes e alterações presentes na glândula.

A ação faz parte do projeto Vida Saudável, coordenado pela Profa. Diana Rosado. “Culturalmente, o homem não costuma se cuidar, prevenir doenças. Já que ele se vê como o provedor da família, é aquele que tem que trabalhar duro, os pacientes alegam que nunca têm tempo para se cuidar. Então, ações como essa são importantes para desmistificar essas questões e esclarecer dúvidas”, afirma a docente.

Durante a palestra, foram abordados temas como a sexualidade e respondidas perguntas dos participantes sobre o câncer de próstata e seus exames de diagnóstico. Também foi tratada a saúde mental masculina, tendo em vista que, pela cultura da carga de trabalho, os homens estão sujeitos a doenças como o estresse e a depressão.