Saúde na Praça aborda trânsito e enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes
5 / Maio / 2023
Projeto é executado sempre no primeiro domingo de cada mês pela Universidade Potiguar (UnP) na Avenida Rio Branco
O primeiro Saúde na Praça do mês, no próximo domingo (7), traz à tona temáticas alusivas a maio, entre elas, as campanhas nacionais “No trânsito, escolha a vida” e “Faça bonito”, que remete ao enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes.
Os serviços e atividades realizadas durante o projeto Saúde na Praça, organizado pela Universidade Potiguar (UnP), Campus Mossoró, também vão abordar a prevenção da doença renal e a conscientização sobre os perigos que a hepatite pode acarretar na vida, além de outras atividades educativas disponibilizadas por diferentes áreas.
O Saúde na Praça é executado dentro do Viva Rio Branco e ocorre sempre no primeiro domingo de cada mês, a partir das 15h30, ao longo da Avenida Rio Branco. Os serviços e atividades acontecem concomitantemente na Praça do Teatro Municipal, no Memorial da Resistência e na Praça dos Patins.
“É um momento muito propositivo, de integração entre a população mossoroense e a nossa Universidade”, afirma a coordenadora de Cursos de Área, Cristina Carlos.
SERVIÇO
Saúde na Praça
Domingo – a partir das 15h30
Atividades:
Serviço Social: Ação de conscientização à campanha Faça Bonito;
Psicologia: Roda de conversa informativa;
Pedagogia: Piquenique Literário – Contação de histórias; pinturas em desenhos impressos; pinturas em rostos das crianças; musicalização e brincadeiras pedagógicas;;
Biomedicina e Farmácia: revitalização facial, testes de tipagem sanguínea, medição de glicemia capilar;
LAMIC – Liga de Microbiologia Clínica – Instruções sobre contaminação e higiene das mãos e alimentos;
Nutrição: Orientações sobre alimentos que previnem e auxiliam no combate aos tipos de hepatite, orientações nutricionais para gerais para toda população e antropometria;
Enfermagem: Aferição de pressão arterial e glicemia capilar;
Fisioterapia: Liberação miofascial instrumental com raspadores, ventosas e outros equipamentos;
Educação Física: Aulão de dança, testes de força muscular localizada, testes de flexibilidade.