Acessibilidade

Central de Atendimento: (84) 4020-7890

28 de novembro de 2017 10:45

Saúde na Praça realiza edição alusiva ao Novembro Azul

Evento realizou mais de 680 atendimentos de saúde e reuniu 850 pessoas para aulão de dança em Mossoró

O domingo, dia 26 de novembro, foi alusivo à saúde do homem no Projeto Saúde na Praça do promovido pelo Campus Mossoró da UnP. Nas ações, o enfoque foram os cânceres de próstata, pênis, colorretal e mama masculino. Foram realizados cerca de 680 atendimentos de saúde na praça do Teatro Dix-Huit Rosado.

Além dos temas ligados ao Novembro Azul, os serviços abordaram questões como câncer bucal, tabagismo, busca ativa de tuberculose, hanseníase, sífilis e HIV. As ações foram desenvolvidas pelos cursos de Enfermagem, Educação Física, Fisioterapia, Farmácia, Odontologia, Nutrição e Serviço Social. Também participaram alunos da Escola Técnica Potiguar, do Curso Técnico de Enfermagem.

A partir de parcerias foram realizados mais de 40 testes de PSA (para detecção do câncer de próstata); 18 testes rápidos de Sífilis e HIV e exames bucais. Os serviços foram oferecidos através do Laboratório Analasys, Harmony Odontologia e Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Mais de 850 pessoas participaram do aulão de dança conduzido pelos parceiros New Fit academia e Studio de Dança Hykaroo Mendonça.

“São 14 edições e a cada uma conseguimos enxergar o crescimento do Projeto. Isso é importante para que nossos alunos possam viver essa experiência acadêmica, além de podermos cumprir com nossa responsabilidade social com a comunidade mossoroense. Temos visto e acompanhado dezenas de pessoas que colocaram a atividade física em suas vidas e modificado outros hábitos que impactaram diretamente em sua saúde. E nesse sentido sabemos que temos nossa parcela de contribuição”, avalia o Coordenador do Saúde na Praça, Prof. Dr. Wanderley Fernandes.