Acessibilidade

Central do Candidato: (84) 4020-7890 / Central do Aluno: (84) 3227-1234 +

+

17 de setembro de 2014 17:39

SEBRAE e UnP firmam parceria para desenvolver o empreendorismo universitário

A força de uma economia pode ser observada, principalmente, pelo perfil empreendedor de sua população, uma vez que por meio do empreendedorismo novas tecnologias são desenvolvidas e empresas inovadoras são criadas, proporcionando a geração de empregos e novas oportunidades de crescimento.

Felizmente esta cultura empreendedora está cada vez mais presente no Nordeste Brasileiro, em pesquisa realizada pelo Global Entrepreneurship Monitor – 2012 (GEM) aponta que 51,1% dos Nordestinos sonham em ter o seu próprio negócio.

Entretanto, é importante que estes novos negócios não surjam de uma necessidade pontual como um eventual desemprego, mas sim, pela atividade de busca de oportunidades e execução de um planejamento que reduza as chances de insucesso.

Nesta mesma pesquisa, observa-se que quanto maior escolaridade do empreendedor, maior a probabilidade do negócio surgir a partir de uma oportunidade identificada, chegando a 87% dentre as pessoas com ensino superior completo.

Projetos como o “Desafio Universitário Empreendedor” já são desenvolvidos nas Instituições de Ensino Superior em todo o Brasil, entretanto, nesta sexta-feira, dia 12, o Sebrae e a Universidade Potiguar firmaram convênio que promete ir muito além.

O projeto visa fortalecer o empreendedorismo na Universidade por meio de ações disseminação da cultura empreendedora, e também, pelo apoio a projetos que tragam para o estudante os desafios das micro e pequenas empresas.

Coordenador do Centro de Empreendedorismo da UnP – o Empreende, o Professor Marcelo Bandiera afirma: “A Universidade Potiguar tem uma natural vocação empreendedora, haja vista o perfil dos nossos alunos e professores e a introdução da disciplina de empreendedorismo em todos os cursos de graduação. Entretanto, por meio desta parceria com o Sebrae, teremos condições de trazer ainda mais conhecimento e experiências empreendedoras para o nosso aluno.”