Acessibilidade
22 de Fevereiro de 2018 15:53

Semana do Calouro de Medicina reúne 90 novos alunos

Evento promovido pelo Centro Acadêmico apresentou estrutura da UnP e esclareceu dúvidas sobre atividades do curso

Cerca de 90 novos alunos de Medicina participaram da Semana do Calouro que ocorreu entre os dias 29 de janeiro e 1º de fevereiro. O evento, organizado pelo Centro Acadêmico do Curso, contou com visitas aos setores da Escola de Saúde da UnP, campos de prática e doação de sangue, além de palestras e dinâmicas.

Na programação, os alunos receberam informações do Coordenador de Medicina, Prof. Fernando Suassuna, junto com outros docentes da primeira séria que apresentaram a nova grade curricular e como funciona cada bloco de disciplinas. Além disso, juntamente com os pais, os calouros puderam conhecer toda a universidade através de um tour. Eles também tiveram a oportunidade de participar de simulações, dentre elas a de Suporte Básico de Vida (BLS, da sigla em inglês) na qual aprenderam a fazer uma Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP).

Um dos momentos mais esperado foi a visita aos campos de prática: os alunos conheceram Unidade Docente Assistencial (UDA) em Parnamirim, o Hospital Varela Santiago, Hospital Santa Catarina e o Hemonorte. No banco de sangue, os calouros que estavam aptos e desejaram também fizeram doações de sangue e cadastro para doação de medula.

Abordando o tema da Semana do Calouro – A Saúde Mental do Estudante de Medicina – a médica Paula Borba realizou uma palestra e dinâmica com os alunos. O Centro Acadêmico também realizou dinâmicas de integração, estimulando-os a se conhecerem melhor, e tirou as principais dúvidas dos recém-chegados sobre monitorias, ligas acadêmicas e estágios.

O evento serviu para deixar ainda mais empolgados os calouros como Helena Medeiros que diz que sempre sonhou com Medicina. “Não me via fazendo outra coisa. A Semana do calouro me esclareceu muita coisa que eu tinha dúvidas, como a questão das ligas, monitorias e até mesmo o funcionamento da UnP. Achei bem interessante a visita aos hospitais e UDA que é algo que nem todo mundo conhece. Fiquei encantada só com as coisas que me mostraram, imagine com o que vem pela frente”.