Acessibilidade
3 de Maio de 2015 15:01

Serviço Social: 10 anos formando cidadãos com qualidade reconhecida

Uma década de tradição e sucesso é comemorado pelo curso de Serviço Social da Universidade Potiguar. São 10 anos comprometidos com a formação de profissionais capacitados para o mercado de trabalho que atua com a transformação social. À frente da Coordenação do Curso há cinco anos, a Professora Carmem Suely Cavalcante comemora a qualidade acadêmica da Graduação em Natal.

Para Coordenadora, o reconhecimento é motivo de orgulho. “Somos a única Universidade privada do estado e temos a excelência do ensino entre as nossas principais características. Em Serviço Social não é diferente, e posso dizer que atualmente a UnP tem a melhor Graduação do RN”, disse a Professora Carmem. Em 2014 mais uma conquista: o Curso da UnP foi classificado como o 63º melhor do país pelo Ranking da Folha, e considerado o melhor do estado entre e as Instituições de Ensino Superior privadas.

Um dos meios para alcançar esse sucesso é o compromisso com a qualidade do ensino, que começa com a formação do corpo docente, exclusivamente de professores Mestres e Doutores. A prática da cidadania articulada com projetos de pesquisa e extensão, a Simulação em laboratórios como ferramenta de trabalho e a presença em ações sociais junto à comunidade também são características importantes do Curso.

Um dos exemplos dos projetos desenvolvidos na Graduação é o Núcleo do Disk 100, em Parnamirim. Alunos e professores colaboram com o trabalho da Promotoria da Justiça e da Secretaria Municipal de Assistência Social, prestando assistência e monitorando as denúncias, bem como realizando atendimentos das chamadas e visitas domiciliares. Além desse projeto de extensão, a Coordenadora ressalta o trabalho desenvolvido no abrigo Lar Bom Jesus, em Nísia Floresta, onde alunos e professores prestam serviços de assessoria e consultoria para a reestruturação do Lar.

Egressa e atualmente Tutora de Prática do Curso da UnP, Erica Luciana Silva define a Graduação como um marcador de águas em sua vida. Para ela, Serviço Social foi mais do que um curso superior, foi e é parte de sua vida.  “Fiz um curso no qual me encontrei profissionalmente e que me deixou preparada para os grandes desafios do mercado de trabalho. Assim que conclui a Graduação passei por um processo seletivo bastante competitivo, meu primeiro teste para colocar na prática meus conhecimentos. Passei em todas as etapas e fui contratada pela UnP. Hoje exerço a profissão que escolhi para viver, em uma empresa que me dá suporte para desenvolver da melhor forma meu trabalho. Me considero única porque o curso me preparou para o mercado de trabalho e já estou colhendo os furtos”, disse a ex-aluna, que deseja continuar progredindo na profissão.

Esse é só um exemplo de alunos egressos que transformaram suas vidas por meio do Curso. A Coordenadora Carmem Suely comemora o sucesso dos ex-alunos e reconhece com orgulho que grande parte dos seus alunos são do interior do estado e advindos do ensino público. “A Universidade privada abriu as portas para estudantes que almejavam uma formação superior. A UnP oferece isso e muito mais. Nosso Curso de Serviço Social tem qualidade e tradição, e oferece a esses alunos a realização de um sonho”, finalizou.

Por Kallyne Ninotcha
Publicado na edição 318 do UnP em Foco