Acessibilidade

Central do Candidato: (84) 4020-7890 / Central do Aluno: (84) 3227-1234 +

+

9 de maio de 2019 17:24

Simulação da ONU é aberta debatendo Fake News, refugiados e gênero

Evento é realizado por alunos de Relações Internacionais da UnP

A Munis (Model United Nations International Simulation) – simulação internacional de direitos humanos organizada apenas por alunos do curso de Relações Internacionais da UnP – teve sua abertura na noite de 8 de maio na Unidade Roberto Freire. O evento contou com três palestrantes, entre eles, o Prof. André Pini abordando o tema das Fake News no âmbito das relações internacionais. Além dele, duas ex-alunas do curso palestraram: Maria Alice Cruz, que abordou a questão dos refugiados e as políticas de hostilidade, e Caroline Querino que discorreu sobre a temática de Gênero.

Querino enfatiza a importância de eventos como a Munis. “ Esse tipo de evento é extremamente importante, pois a nossa área não é muito explorada no Rio Grande do Norte, e esse tipo de simulação traz uma atividade prática para dentro do curso”. Já Maria Alice acrescenta que: “É uma oportunidade para que os alunos de diferentes cursos, não apenas de Relações Internacionais possam desenvolver suas habilidades de negociação, e este é o ambiente perfeito para que isso possa ser desenvolvido”

A Munis é o primeiro evento de simulação internacional no RN organizado apenas por alunos, com os propósitos de melhorar a oratória dos estudantes, as habilidades de negociação, assim como o conhecimento mais aprofundado do Direito Internacional. Por toda a inovação que o evento representa no estado e no Nordeste, ele acaba interessando os alunos de outras instituições a participar, assim como alunos de fora do estado.

“Em 2019, estamos recebendo alunos da Paraíba, Pernambuco e até Rio Grande do Sul, devido ao teor das discussões e a pluralidade de comitês. Teremos um comitê todo em inglês e o Gabinete de Guerra que é uma inovação trazida pelo Munis que é de extrema importância para o debate dos direitos humanos”, ressalta a diretora do evento, a aluna Roberta Chiattone.

De 9 até 11 de maio, na Unidade Roberto Freire, estarão ocorrendo as simulações nos comitês, além de outras atrações. Para maiores informações, além do site da Universidade Potiguar, existe o site do Munis: www.simulacaomunis.com.

FICHA TÉCNICA

  • Redação: Gabriela Costa, Aluna de Jornalismo UnP
  • Fotos: Rayssa Souza, Aluna de Jornalismo UnP
  • Produção: Sandra Rocha, Aluna de Jornalismo UnP
  • Digital 1: Carlos Eduardo Silva, Aluno de Jornalismo UnP
  • Digital 2: Adaça Oliveira, Aluna de Jornalismo UnP