Acessibilidade

Central do Candidato: (84) 4020-7890 / Central do Aluno: (84) 3227-1234 +

+

14 de maio de 2019 11:13

Simulação da ONU reúne quase 200 alunos na Unidade Roberto Freire

Durante quatro dias, evento promovido pelo curso de Relações Internacionais debateu diversos temas colocando alunos em situações reais

O evento realizado pelos alunos do Curso de Relações Internacionais, MUNIS (Model United Nations International Simulation), entre os dias 8 e 11 de maio, trouxe diversos debates importantes. Durante quatros dias, aconteceram seis comitês. No último dia, as equipes apresentaram documentos com a resolução acerca de cada assunto, medidas que resolvem as problemáticas.

Cada comitê representou um órgão e possuiu um tema a ser resolvido no último dia de debate. Um deles foi o do Conselho da União Europeia (CEU), um simulado em inglês, o assunto utilizado como motivação para as discussões deste grupo foi: O terrorismo na Europa. As outras comissões debateram sobre: A Força de Proteção da ONU (Unprofor); o Comitê para assuntos Sociais e Humanitários (SocHum); Tribunal Penal Internacional para ex-Iugoslávia (TPII); Comitê para Desarmamento e Segurança (DIESEC) e o Comitê de Imprensa Internacional (CII), que realizou a cobertura interna do evento.

SIMULAÇÃO
Com intuito de trazer formação de conceitos para a vida o evento trouxe, pela primeira vez no Rio Grande do Norte, a experiência de um gabinete de crise. A Unprofor trouxe a resolução dos acontecimentos da Guerra da Bósnia em 1992-1995. Esse é um ambiente que gera desenvolvimento sob pressão pois as simulações são bem reais.

“Nós ficamos nervosos e nos sentimos em meio a uma guerra, literalmente. No entanto, isso me ensinou muito, não só em relação a guerra da Bósnia, mas em relação a negociações diplomáticas, instabilidade durante as negociações, oratória, entre outras coisas”, declarou a aluna do Curso de Direito, Bianca Sá, após os seus três dias de experiência como diretora na Unprofor.

PRÁTICA
A aluna do 7º período do Curso de Relações Internacionais, Roberta Chiattone, foi também a Secretária Geral do Evento. Ela afirma que essa foi uma experiência incrível. “Além de poder ter muito crescimento pessoal e profissional, consegui, junto com o restante da equipe organizadora, repassar para os participantes momentos incríveis que foram elogiados por todos”, acrescentou.

Foram 170 inscritos, 43 ajudantes e alunos que contribuíram para acontecer o evento. O encerramento contou ainda com a participação da Coordenadora do Curso, Profa. Laís Kuss e o Gerente da Escola de Negócios, Hospitalidade e Relações Internacionais, Prof. Leandro Trigueiro, agradecendo por todas as contribuições e parabenizando o desenvolvimento dos comitês.